segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Flamengo decepciona, perde do Atlético-PR e soma oito partidas sem vitória

O Flamengo continua em queda livre no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe de Vanderlei Luxemburgo foi surpreendida pelo Atlético-PR e perdeu por 2 a 1, em Macaé, em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Héracles e Guerrón marcaram para os visitantes, enquanto Wellinton descontou.

Dessa forma, o rubro-negro carioca se depara com um incômodo jejum: são oito partidas seguidas sem vitória no Brasileirão. O Flamengo estaciona nos 36 pontos, e cai para a sexta posição – foi ultrapassado pelo Fluminense. Já o Atlético-PR alcança 22 pontos, na 18ª posição, na zona de rebaixamento.

Flamengo segue distante dos líderes do Brasileiro
Flamengo segue distante dos líderes do Brasileiro
Crédito da imagem: Agência Estado
Na próxima rodada, o Flamengo faz clássico com o Botafogo, no outro domingo, no Engenhão. Já o Atlético-PR vai receber o Figueirense no mesmo dia.

O jogo
Pressionado por sete jogos sem vencer e caindo na tabela, o Flamengo foi à campo disposto a pressionar e buscar o gol desde o início, e dominou amplamente o primeiro tempo. O Atlético-PR, desfalcado e em má fase, se armou com duas linhas de quatro, dois atacantes, e jogou atrás da linha da bola esperando o erro do adversário.

A primeira chegada perigosa foi do time da casa. Aos 3, Deivid sofreu falta na intermediária, e Renato abreu arriscou de longe e acertou a trave de Renan Rocha.

O goleiro paranaense quase entregou o ouro aos 7, quando saiu jogando e por pouco Deivid não aproveita. Na sequência, Thiago Neves faz jogada individual pela intermediária e arrisca. A bola sobra para Deivid na direita da área, mas ele fica sem ângulo e conclui para fora.

O Flamengo tinha o domínio da posse de bola e o Atlético-PR aguardava um erro, que quase veio aos 12. O zagueiro Wellinton deu um chutão, a bola bateu em um adversário e sobrou para Rodriguinho na direita. O atacante avançou e tentou o chute da entrada da área, mas a bola saiu fraca e Felipe defendeu.

Aos 25, Ronaldinho recebeu no bico esquerdo da área e levantou em direção ao gol, Deivid tentou de cabeça, mas não alcançou, e Renan rocha espalmou.

Apesar do domínio, o Rubro-Negro carioca acabou punido no final do primeiro tempo. Num contra-ataque do Atlético-PR, Guerrón fez jogada pela esquerda e tocou para o meio da área. Héracles entrou livre e empurrou para o fundo da rede.

O gol abalou a equipe carioca, que desceu cabisbaixa para os vestiários. Vanderlei Luxemburgo resolveu arriscar e tirou Muralha e Deivid para as entradas de Negueba e Jael. Já Antônio Lopes trocou Rodriguinho por Adaílton.

Na volta para o segundo tempo, o segundo golpe. Com menos de um minuto de jogo, Guerrón recebeu na direita da área, se livrou de Wellinton passando a bola por debaixo das pernas do zagueiro, e tocou por cobertura para marcar um golaço: 2 a 0 Atlético-PR.

O segundo gol deixou o Flamengo desestabilizado. Desorganizada, a equipe foi pra cima do Atlético na base do abafa, mas não conseguia chegar ao gol, e quando chegava perto, faltava sorte. Aos 19, Ronaldinho cobrou escanteio pela direita do ataque, a bola foi no primeiro pau e Thiago Neves entrou de cabeça. Deivid, do Atlético, estava em cima da linha e impediu o gol.

Aos 24, Guerrón faz falta violenta e foi expulso. Mesmo com um homem a mais, o Flamengo continuava com dificuldades, até que aos 36 Wellinton aproveitou a sobra num escanteio e diminuiu de voleio.

O final do jogo foi dramático, com o Flamengo pressionando pelo empate e o Atlético-PR se segurando como podia. Aos 41, Ronaldinho pegou uma sobra pela esquerda e soltou a bomba, que saiu com perigo pela linha de fundo. Dois minutos depois foi a vez de Jael desperdiçar na pequena área, com a defesa salvando. A pressão foi até o apito final, mas o placar se manteve.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO-RJ 1 X 2 ATLÉTICO-PR

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 11 de setembro de 2011 (domingo)
Horário: 18 horas (de Brasília)
Renda: R$ 174.620,00
Público: 5.924 pagantes (7.846 presentes)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Fábio Pereira (TO)
Cartões amarelos: Leonardo Moura (Flamengo), Guerrón (Atlético)
Cartão vermelho: Guerrón (Atlético)
Gols: ATLÉTICO: Héracles, aos 39min do 1o tempo, Guerrón, a 1min do 2o tempo
FLAMENGO: Wellinton, aos 36 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Alex Silva e Junior Cesar (Diego Maurício); Muralha (Negueba), Willians, Renato Abreu, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho; Deivid (Jael)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-PR: Renan Rocha, Edílson, Manoel, Rafael Santos e Héracles; Deivid, Renan, Marcelo Oliveira (Fransérgio) e Marcinho; Guerrón e Rodriguinho (Adaílton, Gustavo)
Técnico: Antônio Lopes