segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Quatro seleções ainda não estrearam no Mundial de Rugby

primeira rodada da Copa do Mundo acabou, mas quatro seleções ainda não estrearam no torneio. Samoa enfrenta a Namíbia em Rotorua, o Canadá mede forças com Tonga em Whangarei, a Georgia joga contra Escócia e os Estados Unidos farão as honras da casa ao enfrentar a Russia na primeira partida do país numa Copa do Mundo de Rugby.

A Namíbia que perdeu para Fiji agora enfrenta Tonga no próximo dia 14, uma quarta-feira. Os africanos terão outra chance contra o “polinesian rugby style”, um jogo mais aberto, o verdadeiro running rugby. O problema é que Samoa pareceu mais forte que Fiji nas partidas preparatórias, será uma missão bem difícil para os africanos.

A Escócia que sofreu para vencer a Romênia, enfrenta a Geórgia na fria cidade de Invercargill também dia 14. Eu que achava que a Escócia passaria com facilidade sobre a Romênia não me arrisco a dizer que farão isso com a Geórgia.

O Canadá estreia nessa Copa do Mundo contra Tonga, será uma partida muito física, uma batalha campal, com certeza. Lenhadores e guerreiros maoris batalhando num campo de rugby, esse é o tipo de jogo que as equipes abdicam de jogadas mais interessantes só para trombar o adversário. Acredito que em alguns momentos teremos a impressão que só pilares estarão em campo.

Para fechar veremos Estados Unidos contra Rússia em New Plymouth dia 15. O que dizer dessa partida. Além da parte interessante relativa a velha rivalidade proveniente da época da guerra fria não há muito o que comentar.

Os Estados Unidos têm mais tradição, participou de todos os Mundiais até hoje, mas só venceu 2 partidas das 17 disputadas. A Rússia vai disputar sua primeira Copa do Mundo e além disso, perdeu as três partidas oficiais que já teve contra os Estados Unidos. No entanto, os jornalistas ingleses e argentinos acham que a Rússia pode estrear com vitória, acham que os petrodólares injetados na federação russa fará sua mágica.

Eu não sei. O engraçado é que quando pergunto como joga a Rússia ninguém tem a menor ideia. Acho que é mais um “anti-americanismo” do que qualquer outra coisa.

Vamos ter que esperar para ver.