segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Um Luxa humilde, Tite e Felipão na berlinda. E quanto aos jogadores?

"Coisa fácil ser jogador de time grande. Você não joga nada, seu time perde feio e o treinador assume toda a culpa para 'proteger o grupo'". A observação, absolutamente pertinente, é do amigo André Nunes Rocha. Claro que os "professores" têm parcela significativa nos fiascos de suas equipes, mas atribuir quase toda a responsabilidade a eles é demais.

Luxemburgo na derrota do Flamengo para o Atlético-PR: oito jogos de jejum
Luxemburgo na derrota do Fla: oito jogos de jejum
Tite tem sido o grande "culpado" por tudo de negativo que acontece no Corinthians, mesmo líder. Luiz Felipe Scolari, pelo contrário, ganha elogios por arrancar algo de positivo de um elenco limitado num Palmeiras confuso. Mas ao perder para o Internacional, assumiu a culpa pela derrota. E Vanderlei Luxemburgo? Estava até humilde na entrevista após o oitavo jogo do Flamengo sem vencer.

Tite se agita no Engenhão: Corinthians perde e o peso cai sobre o treinador
Tite se agita no Engenhão: 0 a 1
Jogadores, na maioria das vezes, se calam, ficam na deles nessas horas. Mas independentemente dos ótimos salários dos técnicos e da fama até desproporcional à própria importância deles, também assume dimensões exageradas o peso das derrotas. Cartolas e especialmente jogadores, no caso dos maus resultados em campo, têm tanta ou maior culpa. Nem sempre a torcida percebe isso.

Luiz Felipe Scolari durante o jogo Palmeiras x Inter: derrota amarga
Scolari: derrota amarga