terça-feira, 13 de setembro de 2011

VÍDEO: Djokovic se vinga, mantém Nadal freguês em 2011 e vence o US Open

Mais uma vez, Novak Djokovic mostrou que é o dono do mundo do tênis em 2011. Nesta segunda-feira, o tenista sérvio venceu o rival Rafael Nadal pela sexta vez em seis confrontos nesta temporada e levantou o título do US Open, o seu quarto Grand Slam da carreira, se vingando da final do ano passado.

Djokovic, apesar do placar relativamente fácil, teve muitas dificuldades contra o espanhol e precisou de 4h10min para vencer Nadal por 3 sets a 1, parciais de 6-2, 6-4, 6-7 (3), 6-1, em uma final emocionante do último Grand Slam do ano, que pela quarta vez consecutiva teve que ser realizada em uma segunda-feira devido às chuvas que atingiram Nova York ao longo da semana.

A vitória do sérvio coroa o ano espetacular que ele está tendo, com 64 triunfos em 66 jogos. As únicas duas partidas que não venceu foram na semifinal de Roland Garros, onde perdeu para Roger Federer, e na final do Masters 1000 de Cincinnati, que foi obrigado a abandonar por uma lesão no ombro contra o britânico Andy Murray.



Veja os melhores momentos da partida!
Nos anos anteriores em sua carreira, Djokovic estava acostumado a sempre correr atrás do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal. Porém, em 2011 domina os rivais, tendo vencido até hoje dez das onze vezes em que enfrentou ambos nesta temporada. Além disso, o sérvio desbancou os dois para assumir a liderança do ranking da ATP em 2011.

Com o título do US Open, Novak Djokovic consegue o seu terceiro título de Grand Slam do ano (foi campeão no Australian Open e em Wimbledon), igualando os feitos de Rod Laver (1969), Jimmy Connors (1974), Mats Wilander (1988), Roger Federer (2004, 2006, 2007) e Rafael Nadal (2010).

Djokovic venceu o seu primeiro título do US Open
Djokovic venceu o seu primeiro título do US Open
Crédito da imagem: Reuters

O jogo

Nadal começou o duelo melhor e quebrou Djokovic logo no segundo game do jogo. Porém o sérvio conseguiu se estabelecer na partida em seguida e devolveu a quebra em cima do espanhol

Djokovic quebrou Nadal e fez 3-2 no primeiro set. No game seguinte de saque de Nadal, o espanhol novamente saiu de 0-40, salvou dois break points, mas foi quebrado. Na sequência, o número 1 do mundo não teve trabalho, confirmou seu serviço e fechou o primeiro set em 6-2.

Nadal confirmou o primeiro game do segundo set e logo em seguida quebrou o serviço de Djokovic. Quando o espanhol sacava para confirmar a quebra, os dois tenistas jogaram um game equilibradíssimo, até que o sérvio devolveu o break e empatou a segunda parcial em 2 a 2.

O campeão de Roland Garros sentiu o momento melhor de Djokovic e cedeu outra quebra de saque no quinto game do segundo set. Porém, mais uma vez Nadal voltou atrás e ganhou o serviço do adversário, empatando a partida em 4 a 4 no segundo set, mas vacilou e perdeu o game seguinte. Na hora de fechar a parcial, o número 1 do mundo não deu chances ao adversário e abriu 2 sets a 0 na final.

O atual número 1 do mundo saiu quebrando o adversário logo no primeiro game do set, mas Nadal resistiu, devolveu o break e virou para 4 a 3 a terceira parcial. Djokovic chegou a sacar para a partida em 5-4, mas foi quebrado e perdeu a parcial no tie-break.

Após o final do set, o sérvio recebeu atendimento nas costas. Djokovic jogou os primeiros games do quarto set colocando a mão na região dolorida durante os pontos. Na virada de lado após o primeiro game, o número 1 do mundo pediu a presença do fisioterapeuta novamente.

Após pedir atendimento do fisioterapeuta, Djokovic quebrou o saque de Nadal e fez 3 a 0 no set. Com mais um break na parcial, o sérvio não titubeou desta vez e fechou o jogo, garantindo o primeiro título do US Open de sua carreira.