terça-feira, 13 de setembro de 2011

Três estreias marcam a abertura da segunda rodada da Copa do Mundo de Rugby

Em Rotorua, Samoa estreia na Copa o Mundo visando manter a invencibilidade contra Namíbia. Os rivais do Grupo D só fizeram uma partida oficial na história, em 2003, na cidade de Windhoek (Namíbia). Foi uma partida preparatória para ambas as equipes que disputaram o mundial daquele ano. A vitória de Samoa foi elástica, 40 a 13, representou bem a diferença entre as equipes na época.

Para o jogo de hoje Samoa é favorita, a partida começa hoje às 23h30, mas dessa vez os polinésios talvez não tenham a mesma facilidade que tiveram em 2003. A Namíbia mostrou boa organização em campo e um pack de scrum forte e aguerrido contra Fiji na partida de estreia da equipe nesse mundial e entram em campo como franco atiradores.

Na próxima rodada, em Norh Shore dia 22 de setembto, a Namíbia enfrenta a forte África do Sul que venceu o País de Gales, numa das partidas mais emocionates da primeira rodada. Samoa vai até Hamilton dia 18 de setembro enfrentar o País de Gales.

Pelo Grupo A, em Whangarei, região norte da Nova Zelândia, o Canadá estreia no mundial contra a seleção de Tonga que perdeu para os All Blacks na partida que abriu o torneio. A partida está prevista para começar na segunda hora dessa quarta-feira.

As duas equipes chegam com o moral elevado, o Canadá tem um bom retrospecto de três vitórias em cinco jogos oficiais contra Tonga, sendo duas vitórias no mundial de 1987 que também foi disputados na Nova Zelândia. Já Tonga apesar da derrota para os All Blacks, fez um bom jogo.

Na próxima rodada o Canadá o vai até Napier enfrentar a França no dia 18 de setembro, enquanto Tonga viaja para Whangarei dia 21 para pegar o Japão, uma das sensações da primeira rodada.

O ultimo estreante do dia é a Geórgia que vai até a fria Invercargill medir forças contra a tradicional seleção da Escócia em partida válida pelo Grupo B da Copa do Mundo.

A partida começará às 06h30, no início da manhã dessa quarta-feira, a expectativa é de muito frio e ventos fortes, o que deve atrapalhar bastante os chutadores de ambas equipes.

A Geórgia está confiante que pode igualar a boa performance da Romênia que assustou a Escócia e promete dar trabalho para seleção escocesa. O técnico da equipe, Richie Dixon que foi técnico da seleção escocesa na década de 90, descreve sua equipe como guerreiros do rugby e declarou que seus comandados são “geneticamente, eu feitos para o rugby. Eles possuem um físico de guerreiros.”

O favoritismo para essa partida do Grupo B é todo da Escócia, mas pelo visto eles terão que trabalhar bastante para garantir que a primeira zebra do mundial, que rondou a equipe na partida contra Romênia, não seja entregue a eles pela Geórgia.

Na próxima rodada a Geórgia enfrenta a Inglaterra, dia 18 de setembro em Dunedin e a Escócia pega a Argentina