terça-feira, 19 de julho de 2011

O que achar do time mais vencedor da história da NFL?

Quando pensamos nas franquias mais bem sucedidas da história da NFL, o Pittsburgh Steelers é uma das primeiras que vêm a cabeça. O time é o quinto mais velho da NFL (fundado em 1933) e o mais vencedor em termos de títulos de Super Bowl com seis. Ninguém venceu mais jogos na história dos playoffs e não existe torcedor mais fiel do que aqueles que tremulam aquela toalhinha amarela aos domingos no Heinz Field. Realmente, os Steelers são um exemplo a ser seguido. Ou não?

James Harrison é um grande jogador, mas fora de campo deixa a desejar
James Harrison é um grande jogador, mas fora de campo deixa a desejar
Crédito da imagem: Divulgação
Dentro e fora de campo os Steelers têm mostrado muita consistência, e isso não necessariamente é bom. Essa intertemporada tem sido um pesadelo para o departamento de relações publicas do time. Na NFL, parece que só se falam no locaute e nos problemas extra campo de James Harrison, Hines Ward e Rashard Mendenhall (três dos seis ou sete melhores jogadores do time).

Mendenhall envergonhou não só o time mas os Estados Unidos quando deu indícios no twitter que não tinha certeza que o Osama Bin Laden era o grande culpado da tragédia do dia 11 de setembro. O running back até perdeu o apoio de um patrocinador que quis se desassociar do atleta.

James Harrison (o poeta) foi simplesmente nojento numa entrevista concedida à uma revista. O melhor jogador defensivo de 2009 criticou as performances de Mendenhall e Roethlisberger no último Super Bowl e se mostrou uma pessoa baixa ao falar do comissário da NFL, Roger Goodell. Harrison foi multado diversas vezes pela liga no ano passado por trombadas que a NFL decretou como "ilegais". Harrison falou que, "se Roger Goodell estivesse pegando fogo e eu tivesse que fazer xixi pra apagar as chamas, eu não o faria." Segundo o jogador, Goodell é um "bandido" e "diabo". Eu não lembro de ter escutado algo tão desrespeitoso e sinistro de um jogador. Uma pessoa tem de ser ruim pra falar algo desse nível. Ele depois tentou se retificar e pediu desculpas ao Mendenhall e Roethlisberger. Em nenhum momento, diminuiu suas palavras direcionados ao Goodell.

E que tal o "risadinha", Hines Ward. Bom, ele não estava rindo à toa quando foi levado algemado à cadeia depois de ser pego dirigindo embriagado, recentemente.

Esses problemas longe dos gramados estão se repetindo e isso é preocupante. O melhor jogador do time, Ben Roethlisberger, não é exatamente o galã que você gostaria de apresentar à sua filha. longe disso. O craque foi duas vezes acusado de estupro em 2009 e 2010 (nunca condenado) e foi suspenso pelos primeiros quatro jogos da temporada passada. Ah, e não vamos esquecer de 2006, quando Ben quase perdeu sua vida num acidente de moto conduzindo o veículo sem capacete.

Big Ben já foi acusado de estupro duas vezes
Big Ben já foi acusado de estupro duas vezes
Crédito da imagem: Divulgação
Santonio Holmes, finalmente foi trocado depois de convidar uma mulher a "se matar" num post no twitter. Ele veementemente negou ter postado o comentário, falando que algum hacker entrou em sua conta. Daqui a pouco seremos forçados a acreditar que ele quer ser um coroinha quando se aposentar. Desculpa, não quero mostrar um ar de pessimismo, mas estamos falando de uma pessoa que já foi acusada de quebrar um copo de vidro na cara de uma mulher e que no ano passado perdeu 4 jogos por uso de marijuana. Não cola!

No ano passado, Mike Tomlin, técnico do Pittsburgh Steelers falou algo interessante numa entrevista. "Acho que já é sabido que somos muito conscientes da forma em que trabalhamos, e que somos preocupados com nossa imagem, percepção e…nossa conduta. Eu acho que nesse aspecto estamos muito na frente dos demais times. Abraçamos isso.

Boa Tomlin! Eu não sei se é pra rir ou chorar (acho que estou rindo de tanto chorar, na verdade).

Olha, o fato é que os Steelers vencem. São três aparições no Super Bowl e dois títulos nos últimos seis anos. Big Ben, Harrison, Mendenhall e Ward são cruciais para o sucesso do time. Dentro de campo esse time é nota 10. Agora, precisamos nos perguntar se esses problemas extra campo deveriam ser ignorados. A imagem do clube é importante. Profissionais precisam ser profissionais dentro e fora de campo. Jogadores servem de modelo para as crianças. Você, pai, não ficaria preocupado se o grande ídolo do seu filho fosse o Harrison ou Roethlisberger? Eu ficaria.

Hines Ward no estado da Georgia após ser preso
Hines Ward no estado da Georgia após ser preso
Crédito da imagem: Divulgação
A família Rooney é proprietária dos Steelers desde que a franquia iniciou operações. A história do time é rica. Isso precisa ser preservado. Eu acho que esse é um momento muito delicado em Pittsburgh e talvez Art Rooney II deveria reavaliar alguns conceitos.

O time mostrou postura quando trocou Santonio Holmes. Isso foi um começo. E agora, o que fazer com o Harrison? Big Ben já recebeu várias "segundas chances". Isso é certo?

O que você acha?