terça-feira, 21 de junho de 2011

Temporada da NFL já está comprometida

Mesmo que seja resolvida, indefinição vai atrapalhar toda a temporada da NFL
Crédito da imagem: Reuters

To play ou not to play, eis a questão. Se teremos ou não a NFL, ninguém sabe. Os donos e jogadores continuam negociando, mas seria imprudente falar que uma resolução está iminente. Os dois partidos andam realizando reuniões secretas (ninguém gosta da mídia, né?) e tudo indicava que o caminho certo estava sendo percorrido.

Infelizmente, recebemos um "balde de água fria" no nosso otimismo quando foi reportado que alguns donos estão infelizes com a postura das negociações e acham que já estão cedendo demais. Mais um passo para trás. É desanimador pra quem gosta da NFL.

Muitos fãs olham pro calendário, veêm que a pré-temporada começa em agosto e pensam que ainda tem tempo pra dar tudo certo. Isso é verdade, mas na minha opinião, essa temporada já está mais do que comprometida. Mesmo se o lockout acabasse hoje, teríamos problemas.

Infelizmente, estou imaginando uma temporada (especialmente o início) com muitas contusões. Além disso, a qualidade do jogo pode sofrer bastante no começo da temporada. Não se surpreenda se você vir jogadas horríveis que te deixam querendo arrancar os cabelos. Times que contam com novos coordenadores (especialmente ofensivos) devem sofrer.

O esporte é tão complexo e para você aprender um novo livro de jogadas em pouco tempo é difícil. Os calouros ainda não tiveram nenhum diálogo com suas novas equipes desde o draft no final de abril.
Eles sofrerão para se aclimatarem. E que tal os free agents? Geralmente o período para contratar agentes livres começa em março. Existem perto de 500 jogadores que nem sabem onde vão jogar em 2011!

Quando o lockout acabar, times vão se apressar pra contratar os novos jogadores. Vai ser um caos. Equipes que devem começar a temporada com novos quarterbacks como o Minnesota Vikings, Tennessee Titans, Washington Redskins, Cincinnati Bengals, Carolina Panthers, Arizona Cardinals e Seattle Seahawks podem encarar dificuldades. Enfim, é muita coisa!

Muitos questionam o que os jogadores fazem durante o off-season ou inter-temporada. Existe sim um período de férias, mas times realizam treinos organizados com seus atletas em maio, junho e julho. Os calouros têm uma sessão de treinamentos logo depois do draft. Durante a inter-temporada, todos os atletas têm acesso ao Centro de Treinamento de seu clube e fazem treino de musculação com os melhores profissionais da área. Existe um cronograma especifico que os atletas seguem pra se preparar pra temporada. Com o lockout, os jogadores não têm permissão de usar os CTs e ter qualquer contato com os clubes.

Isso os força a treinar sozinhos em outros lugares. Muitos usam campos de universidades ou colegiais. Vira uma pequena várzea. Num ano normal, a maioria dos jogadores chega para o training camp (período intenso de treinamentos realizado em julho) em ótima condição física. Eles precisam estar preparados pra encarar os rigores do verão e essas sessões de treinamentos, realizadas duas vezes ao dia.

Em julho de 2001 tivemos a morte de Korey Stringer, que não estava propriamente hidratado durante um treino. Precisamos tomar muito cuidado para que isso não aconteça de novo. É preocupante voltar já a mil por hora. Tem gente que não agüenta, especialmente os jogadores de 140 quilos. São muitas questões.

Eu, assim como você, estou ansioso para a volta da NFL. Ao meu ver, não há nenhuma liga ou esporte que chegue perto da emoção que a NFL proporciona. Espero que ela volte logo e torço para que retorne com a mesma qualidade de anos anteriores.

E você, o que acha? A temporada já está comprometida??