sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Platini diz que dinheiro recebido é por "trabalho realizado para Fifa"

Os escândalos da Fifa sob o comando de Joseph Blatter11 fotos

11 / 11
Processo contra Blatter -Após cancelar uma coletiva de imprensa de uma reunião do comitê executivo da Fifa, Blatter foi envolvido em um processo criminal na Justiça suíça. Em nota, a procuradoria do país citou um pagamento de US$ 2 milhões a Michel Platini, presidente da Uefa EFE/EPA/MARCUS BRANDT
Candidato a presidência da Fifa, Michel Platini, líder da Uefa, se manifestou em relação a seu nome estar envolvido em pagamento de propina de Joseph Blatter.
"As autoridades suíças me pediram para fornecer informação sobre as investigações em curso sobre a FIFA. Sempre tenho estado disposto a ajudar as autoridades competentes em seu trabalho de investigação, assim tenho cooperado plenamente com elas. Estou à sua disposição a qualquer momento para esclarecer todos os assuntos relacionados com as suas investigações", disse à AFP.
"No que se refere ao pagamento que foi feito ao meu favor, quero esclarecer que foi um montante por um trabalho feito com contrato para a FIFA e estou satisfeito de ter podido esclarecer este ponto perante as autoridades", completou.
O nome de Platini apareceu no comunicado oficial da procuradoria da Suíça, pois o líder da Uefa teria recebido US$ 2 milhões de Blatter em um pagamento ilegal. O pagamento é por um trabalho realizado entre 1999 e 2002, mas a remuneração só veio em 2011.
Além do dinheiro a Platini, Blatter é acusado de gestão fraudulenta e suspeita de apropriação indébita. O problema estaria relacionado à venda de direitos televisivos da Copa de 2010 e 2014.
Michael Platini é um dos candidatos a suceder Blatter nas próximas eleições da Fifa. O ex-jogador já foi atacado por nomes como Romário e Maradona recentemente por ser uma "aprendiz" de Blatter.