sexta-feira, 3 de abril de 2015

Serena bate Halep e busca 8º troféu em Miami

Miami (EUA) - Apesar de tremendos altos e baixos, a norte-americana Serena Williams derrotou com esforço a batalhadora romena Simona Halep, última tenista a obter uma vitória sobre a líder do ranking, e disputará assim sua 10ª final no Premier de Miami em busca de um incrível oitavo título. Serena marcou as parciais de 6/2, 4/6 e 7/5. A decisão será às 14 horas de sábado contra a espanhola Carla Suárez, que à tarde passou em dois sets pela alemã Sabine Lisicki.

Miami é o torneio de maior sucesso de Serena. Ela chega a 72 vitórias em 79 tentativas, aumentando a série invicta para 17 e mantendo a sina de jamais ter perdido qualquer uma das 10 semis que fez. Conquistou os troféus entre 2002 e 2004, depois de 2007 e 2008, tendo agora mais dois seguidos, em 2013 e 2014. Em contraste, Halep disputou apenas sua primeira semi no torneio.

O duelo entre Serena e Halep foi adiado de duas semanas atrás, quando deveriam ter se cruzado na penúltima rodada de Indian Wells, mas Williams sofreu contusão no joelho e não foi à quadra. A cabeça 1 dominou amplamente o primeiro, obtendo mais do dobro de winners (13 a 6) e ainda por cima errando menos (7 a 8). Aproveitou duas das três chances de quebra e não permitiu um único break-point, ainda que tenha acertado apenas 50% do primeiro saque.

Halep no entanto manteve a cabeça fria e ficou na briga. Foi recompensada. Serena passou a errar tudo a partir do 4/4 e a romena inteligentemente fez a adversária jogar todos os pontos. Ao fechar 6/4, Halep pareceu não perceber que o set tinha terminado e demorou a ir para a cadeira, sorrindo então para o juiz de cadeira.

Com 1h20 de esforço, Serena parecia determinada. Voltou a acelerar firme dos dois lados e rapidamente abriu 3/0 e 4/1. Mas Halep continuou lutando e, quando a adversária sacou para fechar a partida no 10º game, aproveitou a tensão para reagir. Mas não foi longe. Ao sacar co 5/6, foi dominada pelas devoluções da norte-americana, que terminou o duelo com 38 winners (diante de 10) e 45 erros (diante de 24).

Campeã do Australian Open em janeiro, a norte-americana busca o segundo troféu da temporada e o 66º da carreira. Terá amplo favoritismo, já que ganhou de Suárez em todos os quatro duelos já realizados.

Por já defender a final do ano passado, Serena assegura automaticamente a liderança do ranking pelo menos até Madri, em maio. Chegará assim a 116 semanas consecutivas na ponta, superando a marca de 113 de Chris Evert.

Halep por sua vez vinha de títulos seguidos em Dubai e Indian Wells. Caso faturasse em Miami, ultrapassaria a russa Maria Sharapova na segunda posição do ranking.