segunda-feira, 23 de março de 2015

Serena amplia vantagem, top 10 segue inalterado

Miami (EUA) - A volta de Serena Williams ao WTA de Indian Wells garantiu a norte-americana na liderança do ranking mundial por pelo menos mais duas semanas. Com os 390 pontos da semifinal na Califórnia, a jogadora de 33 anos abriu 1712 pontos para a russa Maria Sharapova e não corre o risco de ser ultrapassada em Miami.
Serena defende 1000 pontos pelo título na Flórida em 2014. Porém, mesmo uma queda precoce não seria suficiente para a russa, atual semifinalista, ter condições de ultrapassá-la. Sharapova segue na vice-liderança, mas viu a diferença para a romena Simona Halep cair de 1644 para 1089 pontos.
O título em Indian Wells colocou Halep em condições de brigar pela segunda posição em Miami, já que não disputou o torneio em 2014 e não tem pontos a defender. Porém, a romena teria de levantar o troféu e torcer para que Sharapova fosse eliminada nas primeiras rodadas.
A tcheca Petra Kvitova e a dinamarquesa Caroline Wozniacki fecham o top 5 e as primeiras 11 posições da WTA não sofreram alterações nesta segunda-feira. A primeira mudança veio com a espanhola Carla Suárez Navarro ultrapassando a italiana Sara Errani e alcançando a melhor colocação na carreira, em 12ª.
Outra espanhola que bateu o recorde pessoal foi Garbiñe Muguruza, saindo de 22ª para 19ª. Impulsionada pelo vice na Califórnia, a sérvia Jelena Jankovic retornou ao top 20 ganhando quatro posições e aparecendo em 17ª.
A surpreendente campanha da ucraniana Lesia Tsurenko, que passou o qualificatório e foi até as quartas de final em Indian Wells, rendeu 29 postos e ela aparece em 56ª, sua melhor marca na carreira. A principal queda da semana foi a da italiana Flavia Pennetta, que defendia o título e parou nas quartas de final. A jogadora de 33 anos despencou 12 posições e parou em 28ª.