segunda-feira, 23 de março de 2015

Halep supera altos e baixos e conquista Indian Wells

Indian Wells (EUA) - Ainda no mês de março, Simona Halep já ergueu seu terceiro troféu na temporada, sendo o segundo de nível Premier. Após 2h37 de altos e baixos, a número 3 do mundo virou o jogo contra a ex-líder e atual 21ª colocada Jelena Jankovic, com placar final de 2/6, 7/5 e 6/4 e conquistar o título em Indian Wells.
Pela quinta vez em cinco confrontos, Halep e Jankovic disputaram um jogo de três sets, com a romena liderando o histórico por 4 a 1. Aos 23 anos, Halep chegou ao 11º título, dois a menos que sua experiente adversária de 30 anos e que fora campeã do torneio em 2010, quando ainda era top 5.
Favorita na disputa em razão de seu ranking e dos dois títulos já conquistados na temporada, Halep não conseguiu se impor em quadra no início da partida. Presa ao fundo da quadra, incomodada com a potência do backhand na paralela desferido por Jankovic, a romena muitas vezes recorria a bolas altas para se defender e pecava nas tentativas de definição.
Somando isso a um baixo aproveitamento de primeiro serviço, Halep sofreu três quebras durante a primeira parcial e cometeu 18 erros não-forçados naquele set. O início de uma série não mudou a história do jogo, Halep permaneceu desconfortável em quadra e perdeu o saque logo no início.
O jogo ganhou contornos tensos ente sexto e nono games do segundo set, com quatro quebras. Com grande apoio da torcida, Halep buscou a igualdade em duas oportunidades, contando em alguns momentos com seguidas duplas-faltas da adversária. Mas a romena de 23 anos voltaria a perder o saque e o jogo ficou na mão de Jankovic.
Com aparente nervosismo, Jankovic chamou o técnico Chip Brooks à quadra mas não pôs em prática a sugestão de manter a agressividade. A sérvia sofreu duas novas quebras e o jogo foi ao terceiro set.
Os altos e baixos terceiro set, com nova série de quebras de saque. Houve ainda um breve desentendimento entre Jankovic e a árbitra de cadeira por causa de uma controversa marcação de dupla-falta em um break point quando a sérvia apenas havia errado o primeiro saque. Jankovic se desestabilizou naquele momento. Halep cegou a perder a oportunidade de sacar para o jogo no nono game, mas fechou a partida logo depois.
A partida final neste domingo teve 18 quebras de serviço, sendo nove para cada lado. Jankovic liderou nos winners por 26 a 22, mas teve muito mais erros não-forçados, 61 contra 47 de Halep. A sérvia foi bastante à rede, faturando 18 pontos em 25 tentativas.