sábado, 10 de janeiro de 2015

Qual é seu time estrangeiro favorito? Várias equipes de fora do país vêm conquistando o coração dos brasileiros. E você torce pra qual time estrangeiro?

Com o título da UEFA Champions League, será que o Real Madrid segue como o time mais popular no Brasil? (Getty Images)
Sem encher muita linguiça, vou logo ao ponto: pesquisa sobre quais times estrangeiros têm mais torcida no Brasil. Já fiz enquetes parecidas na Folha, até com uma ajuda científica do Datafolha, e no começo deste Blog Diferenciado (http://www.foxsports.com.br/blogs/view/73662-pop-premier-league). Em uma década, constatei que Barcelona e clubes ingleses cresceram muito em popularidade no Brasil, que tinha Milan e Real Madrid como gringos mais populares no passado. O cenário, no entanto, pode ter mudado um pouco. Clubes como Manchester City e Paris Saint-Germain devem ter conquistado mais fãs, assim como o Bayern, cada vez mais globalizado, e o próprio Real, que pode ter recuperado espaço com os recentes títulos internacionais. Até que ponto a crise econômica do futebol italiano está fazendo os clubes do calcio ficarem em segundo plano no coração dos brasileiros? E o Boca Juniors? Será que ainda é o time argentino mais querido pelos brasileiros? River, Racing e San Lorenzo tiveram conquistas recentes bastante marcantes, e o time da Bombonera vem de campanhas discretas.
Sei que pesquisas em internet são válidas até a página 2, pois é fácil fazer corrente, às vezes um grupo de torcedores mais mobilizado consegue alterar o panorama verdadeiro, às vezes torcidas numerosas pouco tomam conhecimento da votação, mas não tenho outro jeito. Quem quiser participar da minha pesquisa 2015, fique à vontade para me escrever. Pode colocar o nome do seu time estrangeiro favorito aqui embaixo na seção “Comentários”. Não vou considerar votos repetidos, portanto nem tente mandar mais de uma mensagem. É resposta objetiva, direta: “Qual é seu time estrangeiro favorito?” Vale time de qualquer país e divisão. No meu próximo post, apresentarei os resultados da pesquisa. Fico no aguardo do seu voto antes de sair de férias.
Qual é seu time estrangeiro favorito?
Veja também:
Inglês: Arsenal 4 x 1 Stoke, Manchester United 2 x 1 Southampton, Sunderland 1 x 2 Liverpool, Burnley 2 x 1 Queens Park Rangers, Chelsea 1 x 0 Newcastle, Leicester 2 x 3 Aston Villa, Everton 0 x 1 Manchester City, Swansea 2 x 2 West Ham, Crystal Palace 0 x 2 Tottenham e West Brom 1 x 1 Hull City
Italiano: Torino 1 x 3 Milan, Sassuolo 2 x 1 Udinese, Inter 2 x 0 Genoa, Atalanta 1 x 0 Chievo, Cagliari 1 x 1 Cesena, Fiorentina 2 x 0 Palermo, Roma 2 x 1 Lazio, Sampdoria 3 x 1 Empoli, Verona 2 x 0 Parma e Napoli 1 x 1 Juventus
Lucas Pratto, “El Oso”, é um raro caso de reforço de peso de um clube brasileiro até agora. O Atlético-MG ganhou literalmente um jogador de muito corpo. Pratto é um atacante moderno, embora seja bem parrudo, para não dizer gordinho. É um prato cheio para a torcida do Galo. Ele circula por todo o campo de ataque e possui boa técnica, é um falso cone, um falso peso morto. Ele já atuou muitas vezes no Vélez como segundo atacante, pois incrivelmente tem velocidade. Seu corpo sugere um tipo de jogo mais estático, porém ele se mexe bastante e dá opções para os companheiros. É um jogador que desperou interesse em vários clubes brasileiros, como Corinthians e Palmeiras, mas que optou pelo Atlético-MG porque a diretoria do time de BH foi à Argentina encarar frente a frente a fera. Pratto acumulou grande experiência em torneios da Conmebol defendendo o Vélez e a Universidad Católica. Tem aquele lado copeiro do Boca Juniors e será muito útil para o Atlético-MG na Libertadores. Com 1,87 m e 26 anos, ainda tem muita lenha para queimar e quebrar. Vale quanto pesa esse Pratto. É, sem dúvida, um jogador diferenciado.
Rolaram uns seis lances de churrasco na Copinha, pelo menos que eu consegui ver em “melhores” momentos da rodada inicial da competição. Mas churrasco da garotada não conta muito, os caras ainda estão começando agora na churrasqueira. Então vou citar aqui um típico lance de churrasco entre adultos. Icardi pegou a bola no contra-ataque, e Osvaldo estava livre na direita, pronto para virar o jogo para a Inter em cima da Juventus em Turim. Eis que Icardi faz o errado e sai para a esquerda com a bola, foi daqueles fominhas de pelada que vira e mexe são agredidos, pelo menos verbalmente. Osvaldo foi para cima de Icardi na hora mesmo no campo e, ao que tudo indica, foi também para cima dele no vestiário. Não sei se Icardi irá para cima da mulher de Osvaldo agora para se vingar do colega, mas o fato é que o atacante fura olho da Inter adora um barraco e um churrasco, sempre muito bem acompanhado.
No dia 6 de janeiro de 2013, Icardi fez os dois gols da Sampdoria na Juventus, decretando uma derrota da Velha Senhora em seu moderno estádio. No dia 6 de janeiro último, Icardi marcou de novo no campo da Juve, desta vez com a camisa da Inter num 1 a 1. Ou seja: não é bom para a Juve enfrentar Icardi no dia 6/01. É gol certo na hora errada do atacante fura olho.
24  vitórias consecutivas ainda é o recorde mundial a ser batido, pois o Real Madrid tão badalado, inclusive por mim, não alcançou a marca do Coritiba. O Coxa ainda figura no Livro dos Recordes. E ele tem outro Paranaense agora (além das fases iniciais da Copa do Brasil) pela frente para tentar superar a própria marca. A matemática e o calendário ajudam! E a falta de memória também ajuda muito. Confira as maiores sequências de vitórias do mundo até agora conhecidas: http://www.spherasports.com/ujpest-fc-el-equipo-de-las-30-victorias-seguidas-29791/ . Veja que meu Ajax, nas "minhas" contas, já superou o "recorde" do Coxa duas vezes... #Ficaadica
“Antes de conquistarmos o título do Francês em 2012/2013, nós estávamos nos preparando para enfrentar o Lyon. O Carlo Ancelotti [atualmente no Real Madrid] estava um pouco tenso. Então, o Ibra se aproximou e perguntou se ele acreditava em Jesus. O Ancelotti disse que sim, e o Ibra respondeu: ‘Que bom, então você acredita em mim. Pode relaxar!’”
(Verrati, revelando outra frase épica e modesta de Ibra)
Só quem é Paracatu sabe o que é ser Paracatu. Só quem é Paracatu sabe...
(Foram duas derrotas em dois jogos na Copinha, mas o Paracatu está conseguindo fincar seu nome no futebol brasileiro, uma vez que ainda é chamado por muitos de Unaí. O clube, que está na chave do Atlético-MG no torneio da garotada, mudou de sede e de nome em 2003. O time é tão diferenciado que tem na sua galeria de títulos os troféus da 2ª Divisão de Minas Gerais e também de Brasília. E só quem é campeão da segundona mineira e da segundona brasiliense sabe o que é. Assim como só quem é Unaí e só quem é Paracatu sabe o que é.)
A Copa da África e a Copa da Ásia estão agora com seus 15 minutos de fama. Os dois tradicionais torneios continentais continuam ferindo duramente o calendário internacional e desfalcando, notadamente, vários clubes europeus. Não gozam do prestígio de uma Eurocopa nem têm a força política da Copa América, mas são disputas bacanas, com jogadores do nível de um Yaya Touré (será que o City vai liberá-lo?) e um Honda (Milan o liberou). Neste ano, as competições acontecerão em lugares alternativos: Austrália (que não é Ásia no mapa) e Guiné Equatorial (Marrocos abriu mão de receber o torneio por conta da epidemia do vírus ebola). Os campeões de África e Ásia ganham vaga na Copa das Confederações e sobem bem no ranking da Fifa. Não são competições para dominar o mundo ainda, mas ambas crescem em interesse a cada edição. E é preciso mesmo dominá-las cada vez mais, pois o futebol está deveras globalizado.
“Wellington Paulista espera por mais chances no Inter em 2015”
(Quando começa um novo ano, sempre esperamos coisas boas, né? Veja o Wellington Paulista, chamado por alguns de Wellington Paulistelrooy. Ele espera ter mais chances no Inter, por exemplo. Eu espero ter mais chances no Fox Sports. Ou será que devo me contentar com a reserva? Vou conversar sobre isso com meu empresário e com meu assessor de imprensa…)
“Palmeira”. Repeat after me: “Palmeira”. Palmeira.
Há quem veja no “Verdão do Agreste” ou no “Verdão de Goianinha” um clone do Palmeiras. Mas o time potiguar que está na chave do Atlético-PR na Copinha é o Palmeira mesmo, sem “s” no fim. O Palmeira Futebol Clube da Una tem verde e branco como suas cores, possui uniformes similares aos do Palmeiras, mas é singular. Com duas derrotas em dois jogos na Copinha, já está eliminado com antecedência do torneio. Quem ninguém confunda, portanto, com o genuíno Verdão.
Para 2015!
Um ano diferenciado para todos nós!
O texto não reflete necessariamente a opinião do canal FOX Sports ou de qualquer outra empresa do Grupo FOX.