sábado, 10 de janeiro de 2015

Cristóvão Borges quer Fluminense forte e rápido, mas sabendo mudar o 'tempo do jogo' - time pode atuar com losango no meio

GAZETA PRESS
O técnico Cristóvão Borges admitiu que o resultado foi péssimo para o Flu
O técnico Cristóvão Borges planeja um Fluminense unindo velocidade e vigor físico com qualidade técnica.
A primeira pergunta para Cristóvão Borges sobre o Fluminense 2015 não podia ser outra: enfim chegou o atacante de velocidade que fez tanta falta no ano passado? Lucas Gomes, contratado ao Icasa, é o nome da vez?
"É nossa aposta inicial. Diante da nova realidade financeira do clube, foi um jogador que observamos e o nosso grupo de scout fez um bom detalhamento sobre seu desempenho no ano passado. É um atacante rápido, que procura a linha de fundo, mas entra em diagonal e pode também jogar como centroavante", explicou o técnico.
Quanto ao posicionamento em campo da nova contratação, o comandante tricolor dá dicas do possível sistema neste início de temporada, contando com todos os jogadores - inclusive os envolvidos no imbróglio do fim da parceria com a Unimed.
"A idéia é utilizar o Lucas com liberdade para trabalhar dos dois lados do campo. Não quero ele voltando tanto com o lateral adversário. Vamos tentar compensar de outra forma. Ele é mais atacante mesmo. Sem comparações, seria um Sóbis mais jovem e rápido", afirmou Cristóvão.
Este que escreve imagina o time atuando com losango no meio-campo, como em algumas partidas na reta final do Brasileiro. Assim, Lucas Gomes ficaria na frente, alternando pelos flancos, e Fred mais centralizado. Conca na ligação e Wagner recuado pela esquerda. Completando o setor, é provável que Edson comece mais plantado e Jean à direita.
Juventude, velocidade, força. Para jogar com a intensidade que Cristóvão deseja e não conseguiu ao longo do Brasileiro, era preciso reduzir a média de idade. Até para mesclar com os mais experientes e referências técnicas que ficaram no clube e executar o modelo de jogo do técnico.
"Minha idéia já para o Campeonato Carioca é jogar com marcação avançada, mas trabalhando com compactação e pressão no homem da bola. Isso ficou faltando em alguns jogos e sofremos bastante. Posso citar os 4 a 1 que levamos da Chapecoense no Maracanã. Nós adiantamos o time, mas sem pressão e intensidade. Eles fizeram um jogo de transição forte e nos envolveram", lembrou o técnico.
Para jogar com linhas adiantadas, é preciso contar com defensores rápidos na cobertura. Por isso, Cristóvão priorizou essa característica nas contratações para a retaguarda: os zagueiros Victor Oliveira e João Filipe e os laterais esquerdos Guilherme Santos e Giovanni. Mas nem todos serão titulares desde o início de temporada.
Cristóvão quer intensidade, mas também inteligência para dosar o ritmo e impor ao adversário uma mudança na velocidade do jogo.
"Ano passado nós tivemos problemas quando o adversário pressionava e não tínhamos uma saída rápida. A idéia agora é saber mudar o ‘tempo do jogo'. De acordo com a necessidade, jogar no campo do adversário com posse de bola ou trabalhar com transições em velocidade para surpreender", ressaltou o treinador.
Para transformar a imposição do estilo de jogo em GOLS, o treinador conta com Fred, artilheiro do último Brasileiro com 18 GOLS. Desta vez com direito a pré-temporada.
"Nós conseguimos condicionar o Fred assim que chegamos ao Fluminense e ele estava muito bem quando foi para a Copa do Mundo. Depois, com todo aquele desgaste, principalmente mental, tivemos que prepará-lo novamente e, mesmo com todos os percalços, ele terminou o Brasileiro como artilheiro. Agora, trabalhando desde o início do ano, a tendência é ter uma regularidade ainda maior, dele e de todo o grupo", finalizou Cristóvão.
Na Florida Cup, quadrangular que o time disputará nos Estados Unidos com Corinthians, Bayern Lerkusen e Colônia, já será possível observar um esboço dessa nova equipe. Se Cristóvão conseguir colocar suas ideias em prática no campo, o Flu 2015 pode dar liga.

OLHO TÁTICO
Uma possível formação inicial do Fluminense em 2015: 4-3-1-2 com defesa adiantada, Edson na proteção, Conca articulando  e Lucas Gomes solto na frente
Uma possível formação inicial do Fluminense em 2015: 4-3-1-2 com defesa adiantada, Edson na proteção, Conca articulando e Lucas Gomes solto na frente