terça-feira, 15 de julho de 2014

História sem inveja e sem egoismo. Parabéns Fostera

Terça-feira, 15 de julho vai ficar marcado.
Esse dia e torna um dos dias mais importantes da história do poker brasileiro. Estive em Vegas esse ano durante a World Series e uma das coisas que ouvi foi que o Brasil era insignificante para o cenário do poker mundial.
Bom, isso acaba de mudar.
DIVULGAÇÃO/WSOP
Bruno Foster (dir.) é o primeiro brasileiro na última mesa no main event da WSOP
Bruno Foster (dir.) é o primeiro brasileiro na última mesa no main event da WSOP
Muda por um nome: Bruno Politano, ou Bruno Foster, ou Foster, ou melhor. FOSTERA!!! Esses eram os gritos depois da formação da mesa final do Main Event da World Series of Poker. Bruno deu show durante o torneio. Foi líder em fichas durante um bom tempo e chega na mesa final. Chega em nono. Mas é o seguinte. São nove meus amigos. Chegam nove. E ele está lá. Bruno está na mesa final do maior torneio de poker do mundo. O mais difícil. O mais concorrido e o mais importante. Tive orgulho de escrever as palavras anteriores.

Não sou amigo do Bruno, não tenho uma relação próxima com ele, como tenho com 90% dos jogadores de poker do Brasil. Mas me sinto parte dessa conquista, como todos os outros jogadores do poker. Nada tem a ver com dinheiro e nem os US$ 10 milhões que o Foster pode ganhar.

Acho que eu e todos os outros torceram de forma irracional. Torceram por um brasileiro! Seja ele quem fosse. Nesse caso era o Foster. É a história sendo feita do jeito mais incrível. Com a torcida em Vegas e os milhares que vararam a madrugada, sem imagens, acompanhando pela internet no SuperPoker e no Mebeliska que estavam lá. Dando F5 o tempo inteiro e querendo saber quantas fichas tinha Bruno, quantos blinds ele tinha.

Sem dormir e com o coração apertado. Torcendo pra ele como torceram para o Guga, para os meninos do Vôlei, para aa seleção brasileira. Do mesmo jeito. Sem egoísmo e sem inveja. Torcendo para o sucesso de um cara, que no meio de um preconceito estrangeiro, que foi, junto com os outros, chamado de insignificante e que levou a bandeira do Brasil com orgulho.
A foto no site da WSOP mostra os nove finalistas. Você vai reconhecer o Bruno. Ele tem a bandeira do Brasil nas costas. Um sentimento de que fez por ele e por muitos que torceram. A mesagem de agradecimento dele, reproduzida abaixo, mostra isso.
foster18 7:03am via Twitter for iPhone
Galeraaa!! Só queria agradecer a energia e a força que todos vocês me deram!!! Momento muito importante da minha vidaa! Obrigado Brasil !
Trabalhar com poker é difícil. Temos barreiras a vencer e um "convencimento" a fazer. Convencimento que jogadores excepcionais são diferenciados. Não pela forma física, mas pela forma mental. No momento que você entende como funciona o raciocínio de um jogador de poker, o quão avançado e diferente ele é, você se apaixonar.

Hoje mais uma barreira foi vencida. Parabéns Bruno. Estaremos lá contigo de novo em novembro. Sem inveja, sem egoísmo. Estaremos com toda a vibração positiva e necessária. Tenho um sentimento que a história está metade e que esse final vai ser mais bonito que os filmes fantásticos de Walt Disney.