terça-feira, 15 de julho de 2014

Em comemoração, jogadores alemães imitam brasileiros e ironizam argentinos; jornal insinua racismo


João pelo Mundo: Em Berlim, alemães festejam título e agradecem o carinho do Brasil; assista
Em meio à festa que tomou Berlim nesta terça-feira com a chegada da seleção alemã, também houve espaço para um gesto polêmico. Comemorando a conquista do título da Copa do Mundo com os torcedores, alguns jogadores fizeram uma brincadeira sobre os argentinos, contra quem disputaram a final e venceram por 1 a 0.
Um grupo formado por Mario Gotze, Miroslav Klose, Toni Kroos, André Schurrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller entoou um cântico da torcida em que cita o adversário dos germânicos.
"Assim caminham os gaúchos (referência a argentinos)", diziam enquanto caminhavam de cabeça baixa. Na sequência, gritavam "assim fazem os alemães" e pulavam juntamente com os fãs.
A revista alemã Der Spiegel deu sua opinião e não aprovou a atitude ao escrever que o gesto "não foi tão legal".
O diário Olé, da Argentina, também reprovou a coreografia e insinuou que a dança é uma atitude racista. "Os alemães, segundo eles, olham por cima. São outra raça", escreveu o jornal.
Além disso, um outro grupo de atletas, formado por Manuel Neuer, Kevin Grosskreutz, Matthias Ginter, Julian Draxler, Benedikt Howedes e Bastian Schweinsteiger, foi ao palco um com a mão no ombro do companheiro que estava à frente. O gesto foi igual ao que os jogadores do Brasil fizeram antes de suas partidas na Copa do Mundo, simbolizando a união do elenco.
Confira o vídeo com a brincadeira dos alemães sobre os argentinos:
REUTERS
Atletas imitaram o gesto da seleção brasileira antes de entrar em campo nos jogos da Copa
Atletas imitaram o gesto da seleção brasileira antes de entrar em campo nos jogos da Copa