segunda-feira, 7 de julho de 2014

Diário alemão da Copa: Dia #32, os pontos fracos da Alemanha

Tenho insistido muito que a preparação da Alemanha para esta Copa é praticamente perfeita. Foco total na competição, mas conseguindo curtir o Brasil. Além disso, com as ausências de Neymar e Thiago Silva, considero natural apontar os alemães faboritos no confronto de semifinal.
E quais são os pontos fracos desse time?
Para começar, a lateral-esquerda. Sem Marcel Schmelzer e sem confiança em Erik Durm, Joachim Löw escolheu Benedikt Höwedes. Fez quatro jogos fracos no Mundial, até ter uma atuação sólida diante da França.
Foi bem porque, na direita, com Philipp Lahm, a Alemanha atacou bem mais, fazendo com que Höwedes atuasse como zagueiro pelo setor esquerdo, ao invés de lateral por ali.
Contra o Brasil, há o "risco" de Lahm retornar ao meio-campo, caso Per Mertesacker volte ao time. Para a Seleção Brasileira seria uma ótima notícia.
Hofman 'escala' Alemanha com Lahm na lateral e Schürrle na vaga de Klose
Além desse problema na lateral-esquerda, muitas vezes o meio-campo deixa a linha de defesa bem desprotegida. Sami Khedira (ou Lahm), Toni Kroos e Bastian Schweinsteiger rodam muito, trocam de posição o tempo todo. Porém, nem sempre a recomposição é rápida, principalmente no segundo tempo, com o time mais cansado.
Aliás, a condição física é algo preocupante para os alemães. Por mais que o jogo contra a França tenha sido menos desgastante do que contra a Argélia, 1/3 do elenco sofreu com gripe nos últimos dias e alguns atletas não chegaram 100% na Copa.
Por fim, no setor ofensivo, Mesut Özil é quem tem rendido menos. Não está mal no Mundial, mas pode render muito mais. Costuma jogar pela direita, mas também troca bastante com Thomas Müller (para pegar o exemplo francês) ou quem estiver aberto do outro lado (Mario Götze, Lukas Podolski ou André Schürrle).
Achar que a seleção alemã vai tremer, sentir o peso de uma semifinal ou se intimidar pela pressão da torcida no Mineirão seria um erro do time brasileiro.
A Alemanha é favorita, mas não é imbatível.