segunda-feira, 7 de julho de 2014

A maior preocupação de Felipão e seus olheiros: Thomas Muller. Como marcar o centroavante que sai da área?

Se Louis Van Gaal vem sendo elogiado como o mais inovador técnico da Copa do Mundo -- à parte o sofrimento contra México e Costa Rica nos mata-matas -- ele já elegeu o jogador mais versátil e aquele que desejaria ter no Manchester United depois da Copa do Mundo: Thomas Muller. O Manchester United fez proposta por Muller e o atacante recusou. Vai ficar no Bayern de Munique: "Todos sabem que Van Gaal e eu temos relação além de técnico-jogador", ele afirmou.
Van Gaal fixou Thomas Muller no Bayern na campanha do vice-campeonato europeu da temporada 2009/10. Dali,Muller seguiu para a seleção alemã. Thomas Muller frustrou o técnico e renovou seu contrato com o Bayern, mas a informação de que o Manchester United fazia questão de contar com seu futebol dá noção de seu perigo.
Ele é o centroavante da Alemanha. Ou não é? Ora joga infiltrado na grande área rival e mesmo quando isso acontece movimenta-se para abrir espaços para os colegas que vêem de trás -- veja ilustração.
Essa é certamente uma das dificuldades apontadas pelos observadores Gallo e Roque Júnior, que estiveram na Granja Comary na tarde deste domingo. Nenhum deles falou com a imprensa, mas é claro que o artilheiro do time incomoda. Na ponta-direita, guarda mais posição. Como centroavante, sai da área e abre espaços para outros jogarem.
A discussão entre ter ou não centroavante é inócua. A discussão certa deve ser sobre explorar as melhores qualidades de seu futebol. É exatamente o que Louis Van Gaal faz com a Holanda. E o que Thomas Muller ajuda a fazer na seleção da Alemanha. 


PVC
Thomas Muller sai da área e abre espaço para quem vem de trás: perigo!
Thomas Muller sai da área e abre espaço para quem vem de trás: perigo!