segunda-feira, 7 de julho de 2014

Brasil x Alemanha: Neymar fará mais falta do que se imagina. Sem ele, quem vai incomodar Lahm?

Como vencer a Alemanha? E como vencer a Alemanha sem Neymar? A ausência do craque limita as possibilidade ofensivas do Brasil, claro, mas não impede o time de marcar os germânicos alucinadamente. Como foi feito diante da Espanha na final da Copa das Confederações em 2013. Em tese melhor receita. Mas não é tão simples.
O problema é que a Alemanha alterou sua maneira de atuar justamente no jogo passado. Time que vinha se caracterizando pela posse de bola ao estilo Bayern de Pep Guardiola, nas quartas-de-final teve sua menor marca no Mundial: 50%. Reflexo também  das mudanças feitas pelo técnico da França, Didier Deschamps, no decorrer da peleja.
GETTY
lahm alemanha frança 040714
Philipp Lahm dem ação contra a França: bem perto da linha lateral, puxando o time para a direita
Os rivais desta terça-feira têm pouco em comum. Líder do ranking de faltas, o Brasil comete muito mais infrações do que a Alemanha, são 96 contra 57. Dez cartões amarelos foram apresentados a jogadores do time canarinho e apenas quatro aos germânicos, que trocam muito mais passes: 2.938 diante de 1.816 dos brasileiros. Uma diferença de 1.122, ou 224 por jogo. É muita coisa.
Três alemães aparecem entre os quatro maiores passadores da Copa, Lahm (471), Kroos (450) e Mertesacker (390), com o argentino Mascherano infiltrado entre eles - tem 465. Agora reserva, Daniel Alves é o brasileiro mais bem colocado neste ranking, com 309 que lhe dão o 12º posto. Bem atrás vêm Marcelo, Thiago Silva e David Luiz. O meio-campista do Brasil com mais passes é o "quase zagueiro" Luiz Gustavo, com 233.
Os alemães fizeram todos os seus gols dentro da área e dois vieram de bolas paradas. Mesmo com a volta de Lahm à lateral-direita diante da França e a presença de um autêntico centro-avante, Klose, o time segue gostando de ter a bola sob seu domínio. Mas concentrou demais suas jogadas pelo lado novamente ocupado por seu capitão. A distribuição nas partidas anteriores era nitidamente maior (veja abaixo).
TRUMEDIA
Pode onde saíram as jogadas da Alemanha nos quatro primeiros jogos da Copa, com Lahm no meio
Pode onde saíram as jogadas da Alemanha nos quatro primeiros jogos: com Lahm no meio
TRUMEDIA
Com o capitão de volta à lateral-direita, as jogadas ficaram concentradas por aquele setor do campo
Com o capitão de volta à lateral-direita: jogadas ficaram concentradas por aquele setor
Seria fundamental para o time brasileiro marcar intensamente como foi feito com a Espanha no ano passado. E seria perfeito contar com Neymar pela ponta-esquerda, preocupando Lahm e impedindo que ele participe do jogo com tamanha freqüência. Poderia não resolver ante os bons meio-campistas do time de Joachim Low. Mas incomodaria bastante. Quanto mais se estuda e pensa o jogo nota-se que sem o craque, tudo fica muito mais difícil. Mas não impossível. Alguém terá que marcar Lahm.
A Colômbia fez bonito sem Falcao Garcia, a Alemanha está sem Reus, entre outros; a França perdeu Ribery, a Holanda não tem Strottman... Cabe ao Brasil seguir em frente sem o seu maior jogador, encontrar saídas, soluções. E vencer.
TRUMEDIA
Veja qual foi o posicionamento de Lahm nos primeiros quatro jogos, escalado no meio-campo alemão
Veja qual foi o posicionamento de Lahm nos primeiros quatro jogos, escalado no meio
TRUMEDIA
E aqui Lahm atuando na lateral-direita contra a França: veja como ele influenciou as jogadas alemãs
E Lahm atuando na lateral-direita contra a França: veja como ele influenciou as jogadas