Desde 11 de dezembro, quando foi goleado por 4 a 1 pelo Austria Viena, o Zenit São Petersburgo não disputava um jogo oficial. Participou de um forte torneio amistoso com CSKA Moscou, Metalist Kharkiv e Shakhtar Donetsk nesse período, mas é pouco para encarar o atual vice-campeão europeu nas oitavas de final da Liga dos Campeões.
Por mais que a temporada do Borussia Dortmund não seja muito boa e que a equipe tivesse levado 3 a 0 do Hamburgo no final de semana, a diferença técnica entre os times é grande. Para aumentá-la, o Dortmund fez questão de colocar em evidência a falta de ritmo de jogo dos russos através de uma forte marcação pressão nos primeiros dez minutos.
Jürgen Klopp, certamente, orientou seus jogadores a apertarem a saída de bola do Zenit e atacarem obsessivamente nos primeiros 600 segundos de partida. Deu certo: duas finalizações, dois gols, caminho aberto para uma vitória tranquila.
Marco Reus, Kevin Grosskreutz, Henrikh Mkhitaryan e Robert Lewandowski se movimentaram muito, trocaram de posições e deixaram atordoados os rivais. O mapa de movimentação acima mostra como o Dortmund se enfiou no campo de ataque.
Com o 2 a 0 estabelecido no placar, a equipe alemã controlou a partida sem dificuldades. Teve menos posse de bola, mas finalizou mais; Quando sofreu gols, respondeu em seguida; Soube balancear seu volume de jogo e mostrava, claramente, sua superioridade.
Estatísticas Zenit 2x4 Borussia (Opta Sports)
Posse de bola 59,3% x 40,7%
Passes 556 x 387
Acerto nos passes 77,3% x 69,8%
Cruzamento 9 x 9
Finalizações 8 x 13
Além disso, marcou Hulk quase sempre com dois jogadores. Marcel Schmelzer era o encarregado e tinha Grosskreutz para auxiliá-lo. Quando um não aparecia, Nuri Sahin rapidamente fazia a cobertura. Com isso, o brasileiro teve que se esforçar muito mais para participar, conseguindo ainda algumas boas jogadas - resultado de sua ótima técnica e incrível força física. O problema para Hulk foi o mesmo de sempre: ninguém aparece para jogar, por mais que o estreante Salomón Rondón tenha se esforçado (e tende a formar uma boa parceria com o ex-Porto).
Enfim, Borussia Dortmund classificado.