A Copa do Mundo perdeu uma de suas estrelas com a lesão de Radamel Falcao García. A perda de um dos melhores centroavantes da atualidade afeta as chances da Colômbia, mas ao técnico José Pekerman cabe encontrar outras alternativas, e não faltam opções de atacantes do país no cenário internacional.
Pekerman escalou dois atacantes na maioria das partidas das eliminatórias sul-americanas, e dificilmente mudará o esquema para o Mundial. Quais são, então, as opções do treinador argentino para montar a dupla de frente sem o 'Tigre'? Levantamos dez nomes.
1) Teo Gutiérrez (River Plate)
Com exceção de Falcao, o polêmico atacante foi o jogador da posição com mais minutos em campo nas eliminatórias. Talentoso, mas problemático, Gutiérrez saiu do Racing em 2012 depois de ameaçar companheiros com uma arma no vestiário. Desde então, teve passagens breves por Lanús e Cruz Azul antes de tentar o recomeço no River Plate.
28 anos. Seleção: 27 jogos, 11 gols. Eliminatórias 2014: 11 jogos (1330 min.), 6 gols.
Getty
Teo Gutiérrez deve ser titular na Copa do Mundo
Teo Gutiérrez deve ser titular na Copa do Mundo
2) Jackson Martínez (Porto)
Na seleção, Jackson ainda não conseguiu repetir o ótimo desempenho que tem no Porto. Transferiu-se para o time português em 2012 e marcou 34 gols em 43 jogos na primeira temporada. Embora não marque pela Colômbia há quase um ano, é o favorito para ganhar a vaga de Falcao.
27 anos. Seleção: 25 jogos, 8 gols. Eliminatórias 2014: 7 jogos (338 min.), 0 gol.
3) Carlos Bacca (Sevilla)
Destaque no futebol colombiano com bons números pelo Atlético Junior de Barranquilla, Bacca teve um grande desempenho na Bélgica pelo Club Brugge, o que lhe abriu as portas do Sevilla. Faz boa temporada na Espanha, com 9 gols em 19 jogos pelo time andaluz, e participou dos dois últimos jogos das eliminatórias.
27 anos. Seleção: 8 jogos, 2 gols. Eliminatórias 2014: 3 jogos (111 min.), 0 gol.
4) Adrián Ramos (Hertha Berlim)
Fora do radar nos últimos tempos, Ramos tem chamado a atenção pela ótima temporada que faz no Hertha Berlim, com 11 gols em 17 jogos no primeiro turno da Bundesliga. Joga no time da capital alemã desde 2009, quando se transferiu do América de Cali.
28 anos. Seleção: 22 jogos, 2 gols. Eliminatórias 2014: 1 jogo (96 min.), 0 gol.
5) Dorlán Pabón (Valencia)
Pabón tem percurso irregular desde que se destacou no Atlético Nacional de Medellín, sobretudo na Copa Libertadores de 2012. Jogou pouco no Parma, foi bem pelo Betis e passou rapidamente pelo Monterrey antes de ser comprado pelo Valencia. Na volta à Espanha, teve menos oportunidades que o esperado e teme que os poucos minutos em campo comprometam seu espaço na seleção. É o único atacante além de Falcao e Gutiérrez a ter marcado nas eliminatórias, mas o último jogo oficial pela Colômbia foi em junho de 2012.
26 anos. Seleção: 14 jogos, 3 gols. Eliminatórias 2014: 5 jogos (400 min.), 2 gols.
6) Victor Ibarbo (Cagliari)
Atacante de força e velocidade, Ibarbo esteve fora dos planos de Pekerman durante todo o período das eliminatórias, mas voltou a ser chamado no fim de 2013 e marcou na vitória sobre a Bélgica no amistoso de novembro. Não é homem de referência, funcionando melhor como segundo atacante.
23 anos. Seleção: 6 jogos, 1 gol. Eliminatórias 2014: Não atuou.
7) Luis Muriel (Udinese)
Habilidoso e técnico, Muriel é considerado uma das principais promessas da Serie A italiana. Trabalha melhor jogando às costas de um centroavante, mas também pode ser o jogador mais adiantado se necessário. Tem bons números na Udinese: 17 gols em 40 jogos.
22 anos. Seleção: 5 jogos, 1 gol. Eliminatórias 2014: 2 jogos (36 min.), 0 gol.
8) Duván Zapata (Napoli)
Outra alternativa jovem, Zapata destacou-se no Estudiantes de La Plata com uma ótima temporada em 2012/13. Transferiu-se para o Napoli no início da atual temporada e ainda não conseguiu espaço na equipe. Com poucas oportunidades, fez apenas um gol no time italiano, pela Champions League, contra o Marseille. Por nunca ter sido chamado para a seleção principal, é uma aposta menos provável.
23 anos. Seleção: Não atuou.
9) Fredy Montero (Sporting)
A grande temporada de Montero em Portugal - 16 gols em 19 jogos oficiais - pode abrir o caminho de volta à seleção, que não defende desde 2009. Ídolo do Seattle Sounders na MLS, sendo o maior artilheiro da história do clube, voltou à Colômbia no primeiro semestre de 2013 para defender o Millonarios e chegou também por emprétimo ao Sporting no início da atual temporada.
26 anos. Seleção: 4 jogos, 1 gol. Eliminatórias 2014: Não atuou.
10) Brayan Perea (Lazio)
Um dos destaques da Colômbia no último Sul-Americano sub-20, Perea transferiu-se para a Lazio e ainda espera mais oportunidades. A recente mudança de técnico no clube da capital italiana pode lhe abrir mais espaço, especialmente após fazer os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Parma, pela Copa da Itália, no último dia 14. É outro que corre por fora.
20 anos. Seleção: Não atuou