sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vasco volta a vencer após 6 rodadas, sai da zona de rebaixamento e joga crise para o Inter

Divulgação/Vasco
O atacantes Edmílson e André marcaram na vitória do Vasco sobre o Inter, nesta quarta, em Macaé
O atacantes Edmílson e André marcaram na vitória do Vasco sobre o Inter, nesta quarta, em Macaé
Em um duelo de duas equipes em má fase, o Vasco venceu o Internacional, por 3 a 1, nesta quinta-feira á noite, no estádio Moacyrzão, em Macaé, e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Edmílson, André e Willie fizeram os gols que deram um alívio para o clube cruz-mailtino e para o técnico Dorival Júnior, enquanto Jorge Henrique descontou para os gaúchos, que viram a crise na equipe e a pressão sobre Dunga aumentar.
O Vasco voltou a ganhar após seis rodadas no Brasileirão, ou sete jogos no total, incluindo a derrota para o Goiás na Copa do Brasileiro. A última vitória tinha sido contra o Náutico, 3 a 0, no dia 5 de setembro. Do outro lado, o Inter completou cinco partidas consecutivas sem vencer, também contando o empate com o Atlético-PR, por 1 a 1, pela Copa do Brasil.

Punido pelo STJDF por causa da briga entre torcedores diante do Corinthians, em Brasília, o time carioca cumpriu suspensão e teve que mandar o jogo desta quinta em Macaé. Ofensivo e melhor do que o adversário na maior parte do tempo, o Vasco abriu o placar com um gol do atacante Edmílson, aos 9 minutos, após passe do meia Marlone. Aos 18, porém, o Colorado empatou em uma cabeçada de Jorge Henrique. Ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos, Ygor errou passe, Marlone deu outra assistância, e André colocou os donos da casa novamente em vantagem. Na segunda etapa, o garoto Willie, em posição de impedimento não marcado pela arbitragem, aproveitou toque de cabeça de André, fez o terceiro gol vascaíno e definiu a vitória.
Após 25 rodadas disputadas na competição, o Vasco agora soma 28 pontos, ultrapassou o São Paulo e está na 16ª posição, mas ainda bastante ameaçado pela degola. Já o Inter tem 34 pontos e está na 10ª colocação, mas longe do G-4, a 11 pontos da zona de classificação para a Libertadores.
No próximo domingo, o Vasco faz o clássico carioca com o Flamengo, em Brasília, enquanto o Inter recebe o Fluminense, em Caxias do Sul.

O jogo
Mesmo fora de casa, o Inter começou a partida no ataque. E antes do primeiro minuto, criou a primeira dificuldade para a defesa vascaína. Gabriel cruzou para a entrada de Caio, mas o zagueiro Jomar se antecipou e mandou para escanteio. Em situação difícil na tabela, as duas equipes iniciaram a partida buscando o ataque, o que tornou a partida muito movimentada.Aos cinco minutos, Kleber tabelou com Jorge Henrique e cruzou para a penetração de Caio, mas o goleiro Diogo Silva saiu com precisão e interceptou o lançamento.

Aos sete minutos, o goleiro do Vasco quase se complicou. Ao tentar rebater a bola, ele chutou em cima de Caio, mas a zaga conseguiu evitar a conclusão do atacante. No seu primeiro ataque organizado, aos nove minutos,o Vasco conseguiu a marcação do primeiro gol. Juninho Pernambucano lançou Marlone que cruzou para a penetração de Edmílson. O atacante cruz-maltino se antecipou ao zagueiro Índio e tocou para colocar nas redes de Muriel.

Ao sofrer o gol, a equipe gaúcha se desorientou no gramado e passou alguns minutos cometendo muitos erros, principalmente no ataque. Aos 18 minutos, D'Alessandro fez bom passe para Kleber que cruzou para Jorge Henrique desviar, de cabeça, para empatar a partida.

A igualdade motivou o Inter que, no minuto seguinte, criou uma boa chance para desempatar. Caio invadiu a grande área e bateu cruzado com grande perigo. No minuto seguinte, o atacante colorado voltou a aparecer ao cabecear cruzamento de D'Alessandro, mas a bola saiu. O Inter teve mais uma chance quando Jorge Henrique arriscou da intermediária e Diogo Silva fez grande defesa. O Inter passou a controlar as ações e o Vasco não conseguia mais se acertar em campo.

Aos 27 minutos, o meia Dakson que havia sido atingido por Willians, foi obrigado a deixar a partida e o técnico Dorival Júnior optou por colocar o atacante André em campo, alterando o esquema do time carioca que passou a atuar com três atacantes. Aos 34 minutos, o lateral Yotún cruzou para André, na grande área, mas o atacante não conseguiu dominar a bola que acabou nas mãos do goleiro Muriel.

O lance animou a equipe de São Januário que intensificou as ações ofensivas, buscando o gol de desempate. Aos 37 minutos, Muriel fez boa defesa em cobrança de falta executada por Juninho. E, no lance seguinte, Fagner cruzou para a cabeçada de André, mas cabeceia para fora.

Aos 39 minutos, o volante Willians errou a saída de bola e Pedro Ken colocou André em condições de marcar, mas o zagueiro Juan, de carrinho, salvou sua equipe e mandou a bola para escanteio. Aos 42 minutos, o Inter voltou a falhar na troca de passes nas imediações da sua área e o Vasco acabou aproveitando para desempatar. Ygor errou e a bola ficou com Marlone que serviu André e o atacante não perdoou, colocando a bola nas redes gaúchas.

O Internacional voltou para o segundo tempo com Forlán no lugar de Otávio. E a partida recomeçou em ritmo lento, com as duas equipes encontrando muita dificuldade para penetrar na campo de defesa do adversário.

O primeiro lance de perigo aconteceu aos oito minutos. Forlán descobriu Jorge Henrique que bateu, de primeira, Diogo Silva se esticou e desviou para escanteio, evitando o gol de empate. O time dirigido por Dorival Júnior se defendia com segurança e buscava surpreender o Inter. E quase ampliou o marcador aos 14 minutos em chute de André que aproveitou mais um vacilo da defesa colorada, mas a bola passou perto do gol defendido por Muriel. No minuto seguinte foi a vez de Fagner arrancar, iludir a marcação e bater por cima do travessão.

O técnico Dunga decidiu tornar sua equipe mais ofensiva e colocou o atacante Leandro Damião na vaga do volante Ygor. Como o time gaúcho ficou frágil na marcação, Dunga decidiu recompor a defesa e trocou o atacante Caio pelo volante Airton.

No Vasco, Dorival Júnior tirou o desgastado Juninho Pernambucano e colocou o volante Sandro Silva. E a equipe carioca acabou marcando o terceiro gol, aos 29 minutos. O zagueiro Cris deu um chutão, André chegou antes da zaga adversária e tocou, de cabeça, para Willie invadir a área e chutar, sem chances para o goleiro Muriel. Um minuto depois, o Inter desperdiçou mais uma opórtunidade. Leandro Damião fez bom passe para Forlán que concluiu de forma equivocada.

O time carioca recuou para defender o resultado e o Inter partiu para o ataque, mas continuou desperdiçando oportunidades. Como aconteceu aos 42 minutos, quando Leandro Damião fez outro bom lançamento para Forlán e o uruguaio voltou a chutar errado. Nos minutos finais, o Vasco passou a tocar a bola para gastar o tempo e a torcida festejou com gritos de olé, que só foram interrompidos pelo apito final do árbitro.

FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 1 INTERNACIONAL


Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 3 de outubro de 2013 (Quinta-feira)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Bruno Boschilla (PR) e Marrubson Freitas (DF)
Cartões Amarelos: André(Vasco);D'Alessandro, Juan(Inter)
Gols:
VASCO:Edmilson, aos nove e André aos 42 minutos do primeiro tempo; Willie aos 29 minutos do segundo tempo
INTER: Jorge Henrique, aos 18 minutos do primeiro tempo

VASCO: Diogo Silva; Fágner, Jomar, Cris e Yotún; Pedro Ken, Fillipe Soutto, Juninho Pernambucano(Sandro Silva) e Dakson(André); Marlone e Edmílson(Willie)
Técnico: Dorival Júnior

INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Ygor(Leandro Damião), Willians, Jorge Henrique, D'Alessandro e Otávio(Forlán); Caio(Airton)
Técnico: Dunga