Jake Shields entrou com moral no UFC. Campeão do Strikeforce, o americano estreou contra a pedreira Martin Kampmann, conseguiu a vitória na decisão dos jurados, e logo foi alçado a uma disputa de cinturão contra Georges St Pierre.
Contra GSP, porém, acabou derrotado, e sofreu outro revés na sequencia para Jake Ellenberger. O aluno de Cesar Gracie acumulou duas vitórias e agora enfrentará Demian Maia no UFC Barueri, no próximo dia 09.
Getty
Demian Maia fará a luta principal do UFC Barueri
Demian Maia fará a luta principal do UFC Barueri
Demian vem de três vitórias seguidas desde que mudou para a divisão de meio-médios do show. Foram ótimas apresentações, que encheram os olhos, principalmente dos brasileiros, que sonham ver um atleta do país no topo de uma das categorias mais difíceis do UFC.
O duelo contra Shields não deve ser fácil, mas o jogo casa para o lutador paulista. Especialista na luta de solo, o americano tem sua principal arma justamente onde Demian é um dos melhores do UFC. E, na parte em pé, se não há equilíbrio, há uma leve vantagem do brasileiro. Como disse, uma luta boa para Demian impor seu jogo e anotar mais uma importante vitória.
Caso vença Shields, Demian estaria perto de um title-shot?
"Sim", foi o que garantiu Dana White.
Talvez não na luta seguinte, mas à uma luta do cinturão, imagino.
Shields tem uma bagagem no MMA cujo atleta que derrotá-lo será sempre alçado a boas posições no ranking.
Ao se encontrar na divisão de meio-médios, Demian renovou sua carreira. Uma motivação não só pra ele, mas para os fãs que se empolgaram com suas atuações na categoria de médios, onde acabou caindo de rendimento após perder para Anderson Silva.
Se derrotar Shields, Demian poderá assistir de camarote o duelo pelo cinturão entre GSP e Johnny Hendricks, e ficar de olho ainda nas próximas lutas de Carlos Condit e Rory Macdonald, atletas em sua frente no ranking. A partir de então, estudar os planos de jogo e treinar bastante, pois são desafios bem maiores.
Mas, como diria o ditado de seu esporte de origem: "Jiu-Jitsu Salva!", e é nele, onde Demian é um monstro, que o brasileiro deve confiar.