Times que chegam à 12ª partida do campeonato brasileiro com nove pontos costumam cair? Desde que o certame passou a contar com 20 equipes, ou seja, 38 rodadas, turno e returno, quatro foram os clubes que atigiram a primeira dúzia de jogos disputados com tal pontuação. Dois escaparam do rebaixamento à Série B. Mas não costuma ser algo tranquilo...
Dos quatro o único que fechou a temporada sem sustos foi o Corinthians, que na rodada derradeira em 2006 tinha 14 pontos de diferença para a zona da degola. O Santa Cruz caiu como lanterna e o Náutico três anos depois foi para a segunda divisão como penúltimo colocado. O Fluminense, por sua vez, se safou em 2008 por um ponto apenas.
Já na temporada 2009, o tricolor carioca fez espetacular campanha de recuperação e evitou a queda com uma sequência de bons resultados na reta final do campeonato. E quando tinha 12 cotejos disputados, o Fluminense acumulava 10 pontos, um a mais do que possui o São Paulo atual. O Palmeiras, que no ano passado caiu, também tinha uma dezena de pontos após uma dúzia de compromissos disputados.
Veja quem tinha nove após 12 partidas nos campeonatos disputados por 20 clubes e em pontos corridos, ou seja, desde 2006.
2006 - Corinthians (9º ao final) e Santa Cruz (rebaixado)
2008 - Fluminense (14º ao final)
2009 - Náutico (rebaixado)
Gosta de vídeos de torcidas, de estádios? Vá ao canal no Youtube clicando aqui
Gazeta Press
Rogério Ceni perdeu um pênalti no jogo diante da Portuguesa: campanha inferior à do Fluminense em 2009
Rogério Ceni perdeu um pênalti no jogo diante da Portuguesa: campanha do São Paulo é inferior à do Fluminense em 2009