terça-feira, 16 de julho de 2013

Rus evita 18ª derrota seguida, mas iguala recorde

Bad Gastein (Áustria) - A holandesa Aranxta Rus evitou nesta segunda-feira a 18ª derrota seguida em torneios WTA. Em Bad Gastein, a jogadora de 22 anos derrotou a espanhola Maria Teresa Torro Flor na primeira rodada por 7/5, 5/7 e 6/4. Sua série de 17 reveses é a maior da história, empatada com Sandy Collins nos anos 80.
A última vitória de Rus em um WTA havia sido na estreia do torneio de Dallas, em agosto. A holandesa terminou a temporada com mais três derrotas em primeiras rodadas. O calvário de Rus continuou em Auckland, Sydney, Melbourne, Bogotá, Indian Wells e Miami. Ao sair do top 100, a holandesa precisou jogar ITFs, mas também perdeu de cara em Osprey.
Após mais duas derrotas em WTA, Rus finalmente ganhou um jogo, na estreia do challenger de Cagnes sur Mer. No entanto, ela só venceu outra vez no ITF de Marselha, chegando às quartas. Rus caiu na estreia em outros três WTA, passou pela primeira rodada em um ITF em seu país e então encerrou a série de derrotas no circuito principal nesta semana. Ela é atualmente a número 262 do ranking mundial.
A próxima adversária de Rus será a espanhola Estrella Cabeza ou a eslovena Tadeja Majeric. Cabeça de chave 1 em Bad Gastein, Mona Barthel teve uma estreia tranquilíssima no saibro austríaco. A alemã aplicou uma 'bicicleta', duplo 6/0 em 35 minutos, contra a norte-americana Chiara Scholl. Barthel joga na segunda rodada contra a austríaca Lisa Maria Moser ou uma jogadora do qualificatório.
A terceira favorita, Irina Camelia Begu, também passou sem problemas pela primeira rodada. A romena derrotou a convidada alemã Carina Witthoeft por duplo 6/3. Sua próxima oponente será a austríaca Yvonne Meusburger, vice-campeã de Budapeste. Já a italiana Karin Knapp marcou 6/3 e 6/2 contra a russa Valeria Solovyeva e espera Alexandra Cadantu ou Maria João Koehler.