quinta-feira, 23 de maio de 2013

VÍDEO: Wembley, onde se chega de trem, metrô, ônibus, bicicleta. Carro? É coisa do Maracanã e outros


Duas estações de trem, uma de metrô e diversas linhas de ônibus atendem à região do maior estádio da Inglaterra. Em Wembley não se chega de carro, porque não é preciso diante da oferta de transportes públicos e também pela enorme dificuldade para se alcançar o local ao volante. E com obstáculos ainda maiores para estacionar. Não vale a pena.

As estações chegam a conectar o distante estádio à área central de Londres em menos de meia hora. O metrô oferece comboios que chegam e saem por duas linhas, uma delas, a Metropolitan, com poucas paradas no caminho. Estações de trem e do "underground" ficam a aproximadamente 300 metros do palco da decisão da Liga dos Campeões, sábado, entre Borussia Dortmund e Bayern Munique, com transmissão dos canais ESPN.

As linhas de ônibus que passam pertinho do estádio também são muitas, como também é farta a quantidade de horários dos trens, reforçados nos dias de grandes eventos, assim como o metrô. Se o torcedor for de bicicleta, encontrará mais facilmente um local para guardá-la do que se resolver enfrentar o trânsito com o automóvel.

No Rio de Janeiro, como em outras cidades brasileiras, cartolas e políticos, com a chancela da "Dona" Fifa, seguem dando ênfase aos carros. E tome criação de vagas e mais vagas para as quatro rodas serem lá colocadas. No caso do estádio carioca, estações de trem e metrô estão ainda mais próximas do que as de Wembley. E não faltam linhas de coletivos passando pelo Maracanã.

Caminhamos na contra-mão. Enquanto os países mais desenvolvidos deixam cada vez mais a dependência do carro e aperfeiçoam os transportes das massas por meios coletivos, no Brasil a Copa do Mundo não para incentiva a população a seguir esse exemplo. Pelo contrário, estimula a dependência do carro. Nem para isso essa Copa do Mundo serve...


Duas estações de trem, uma de metrô e diversas linhas de ônibus atendem a região de Wembley: carro é a pior opção