segunda-feira, 13 de maio de 2013

Na despedida de Ferguson, United marca no fim e garante vitória sobre Swansea em festa do título


Getty
Alex Ferguson agradeceu à torcida com aplausos
Alex Ferguson agradeceu à torcida com aplausos
A festa estava toda armada. Estádio lotado, mosaico na arquibancada e bandeiras que fizeram o Old Trafford ficar todo vermelho para homenagear o maior técnico da história do clube, Sir Alex Ferguson, que anunciou sua aposentadoria nesta semana. E o jogo não poderia ter terminado de forma diferente. No sufoco, com um gol nos minutos finais, o Manchester United venceu o Swansea City por 2 a 1 pela 37ª rodada da Premier League e comemorou o 20° título conquistado há três semanas ainda com mais estilo.  

LEIA MAIS
Na despedida do Old Trafford, Alex Ferguson é ovacionado pela torcida
Rooney fica fora até do banco em despedida de Ferguson e aumenta especulações sobre saída

O jogo deste domingo ficou em segundo plano. Os mais de 70 mil torcedores presentes no Old Trafford já não estavam tão preocupados com o resultado do jogo e queriam apenas fazer uma festa bonita e digna para homenagear o grande responsável por todas as conquistas do clube nos últimos 27 anos. E eles conseguiram. Um mosaico de "Campeões", muitos aplausos e cantos que não pararam nem por um segundo entre os 90 minutos que a bola esteve rolando no gramado.
Getty
'Obrigado, Sir Alex', diz faixa no Old Trafford; técnico se despede do United ao fim da temporada
'Obrigado, Sir Alex', diz faixa no Old Trafford

E o Swansea até tentou estragar a festa. O Manchester United abriu o placar com Chicharito aos 39 minutos do primeiro tempo, mas levou o empate aos quatro do segundo, quando Michu marcou para os visitantes. No entanto, do jeito que já aconteceu inúmeras vezes com o time de Ferguson, nos minutos finais da partida, aos 42, os Red Devils 'acharam' o gol para homenagear o técnico com a vitória. Rio Ferdinand apareceu na pequena área após cobrança de escanteio para balançar as redes e assegurar o 2 a 1. 

Na comemoração dos gols, tanto Chicharito, quanto Ferdinand, fizeram questão de ir até Ferguson e apontar para o técnico, dedicando os tentos marcados ao maior treinador que já passou pelo United e um dos maiores de todos os tempos do futebol mundial. A vitória serviu para coroar o trabalho do comandante, que levou os Red Devils a conquistarem o 20º título da Premier League neste ano e já colecionou tantas outras conquistas com o clube de Manchester.

Apesar do clima de despedida, Sir Alex ainda poderá exercer sua função por uma última vez. No próximo domingo, o United encerra a temporada visitando o West Bromwich no último jogo da carreira de 39 anos que Ferguson teve como treinador. 
Getty
Paul Scholes também se despede do United
Paul Scholes também se despede do United

Scholes também se despede - O jogo contra o Swansea neste domingo também serviu para a torcida do United dar adeus a outro grande nome que passou pelo clube. O meio-campista Paul Scholes, que cresceu no clube, encerrou sua carreira no futebol aos 38 anos de idade e também recebeu homenagens da torcida. 

Scholes já havia se afastado dos gramados em 2011, na primeira vez em que anunciou sua aposentadoria, mas retornou o Manchester United em janeiro de 2012 para suprir a carência que o time estava tendo de jogadores na sua posição. Daí em diante, ele atuou por mais um ano e meio vestindo a camisa dos Red Devils e agora finalmente decidiu que irá parar de vez de jogar futebol. O meio-campista ainda foi exaltado pelo próprio Ferguson, que fez questão de agradecer ao jogador pelos 19 anos em que se dedicou ao clube.

Reuters
Ferguson levanta seu 13° troféu da Premier League
Ferguson levanta seu 13° troféu da Premier League