segunda-feira, 13 de maio de 2013

Agradecimentos, emoção e pedido à torcida: o último discurso de Alex Ferguson


Em discurso de despedida, Ferguson pede que torcedores apoiem David Moyes
Foram 27 anos de dedicação, algumas tristezas, muitos sucessos e uma coleção de títulos. Mas em 2013, a ‘era’ Alex Ferguson no Manchester United terminou. E o lendário treinador, que transformou o clube em um dos maiores e mais vencedores do mundo, como não poderia deixar de ser, não conseguiu conter a emoção na despedida. Após uma linda homenagem da torcida no Old Trafford, Sir Alex discursou, agradeceu e deixou seu último pedido aos torcedores, visivelmente emocionado por estar deixando sua ‘casa’ no futebol.

Diante de 72.572 pessoas em Manchester, Alex Ferguson se dirigiu pela última vez à torcida como técnico do United e não hesitou em admitir: “Vocês foram a experiência mais fantástica da minha vida”. Os torcedores, que levaram inúmeras faixas de agradecimento ao treinador, responderam com aplausos.
Getty
Ferguson se emociona no último discurso como técnico do United
Ferguson se emociona no último discurso como técnico do United

Ferguson, então, continuou o discurso também agradecendo muito todo o apoio que recebeu nas quase três décadas em que ficou no United, clube que ele passou a considerar como sua família. O técnico ainda explicou que continuará por perto do time de Manchester e decidiu apenas aliviar um pouco o peso que carregava nas costas pela pressão de comandar uma grande equipe, como o Manchester United.

“Eu tive muita sorte de trabalhar com alguns dos melhores jogadores do país. Todos esses jogadores que representam o clube hoje ganharam o campeonato de uma forma fantástica, fizeram um excelente trabalho e estão de parabpens.”

“Minha aposentadoria não significa o fim da minha vida no clube. Mas agora vou poder curtir assistindo a eles jogarem em vez de sofrer com eles”, reiterou o treinador.

Sir Alex agradeceu a todos os jogadores que já passaram pelo United enquanto ele esteve por lá, à comissão técnica do clube, à diretoria e, especialmente, à torcida, que sempre o apoiou até mesmo nos momentos difíceis. E, aproveitando o momento, o técnico pediu aos torcedores que tivessem com o novo técnico – David Moyes – o mesmo tratamento que tiveram com ele, dando o suporte necessário, independentemente da situação.
Getty
Ferguson beija sua 13ª taça da Premier League conquistada no United
Ferguson beija sua 13ª taça da Premier League  no United

“Eu também gostaria de lembra-los que, quando tive maus momentos aqui, o clube me apoiou, toda a comissão técnica e os jogadores me apoiaram, vocês me apoiaram. A função de vocês agora é apoiar também nosso novo técnico”, pediu o comandante.

Com 27 anos de United, Ferguson encerra sua passagem pelo clube com 13 títulos da Premier League, incluindo o 20° da história do clube, conquistado neste ano, além de duas Champions League, dois Mundiais, entre outros troféus. Por tudo isso, ele se transformou no maior técnico que já passou pelo United e um dos maiores de todos os tempos no futebol mundial, mas, humilde como sempre, ele fez questão de destacar que estes foram feitos de todos no time de Manchester e agradeceu àqueles que fizeram parte dessa história e ajudaram a construí-la.

“Se vocês pensarem, todos aqueles gols no último minuto, as viradas e até mesmo as derrotas, são parte desse nosso grande clube. Foi uma experiência inacreditável para todos nós, então obrigado a todos por isso.”

E no seu último jogo no Old Trafford, Ferguson também viu um gol nos minutos finais dar ao United a vitória sobre o Swansea City em sua despedida. Até os 42 do segundo tempo, a partida estava empatada, mas Rio Ferdinand ‘salvou’ o United e fez o gol que deixou a despedida de Ferguson ficar ainda mais bonita. Agora, o treinador fará seu último jogo com o clube na próxima semana, fora de casa, contra o West Bromwich.