quinta-feira, 11 de abril de 2013

Times bons dependem do craque em grandes jogos. Frágeis dependem do craque em todos os jogos

Getty
Lionel Messi deixa Veratti para trás no duelo entre Barcelona e PSG
Lionel Messi deixa Veratti para trás no duelo entre Barcelona e PSG
Barcelona semifinalista da UEFA Champions League. Até aí novidade alguma, trata-se de uma rotina, será a sexta participação seguida nesta fase do certame, a sétima em oito temporadas. O time catalão alcançou a vaga com a decisiva participação de Messi e não é absurdo imaginar que o Paris Saint Germain o eliminaria caso o argentino não participasse do cotejo.

A entrada do 10 barcelonista na cancha serviu, mais do que nunca, como muleta para a defesa de uma tese conveniente para quem acha normal um time depender de seu principal jogador quase em todos os jogos. A grande equipe do Barça depende do incrível Messi nos grandes desafios, nas partidas mais difíceis, decisivas. O confronto com o PSG estava nesta categoria.

Divulgação
Neymar rebate críticas ao Santos
Neymar é a maior estrela do Santos
Não vejo sentido em comparar a "dependência" do Barcelona em relação ao seu maior craque com a dependência de times comuns, muitas vezes mal montados, em relação às suas maiores estrelas. É o caso especifico do Santos de Neymar, que sem ele chegou a ter a segunda pior campanha em boa parte e Campeonato Brasileiro do ano passado.

Qualquer time ou seleção do planeta que conte com Messi dele certamente irá depender em momentos difíceis. Quando o comissário Gordon não consegue prender o bandido o que ele faz? Chama o Batman. Se fosse jogador de futebol, um craque de time mal estruturado, Bruce Wayne não tiraria a fantasia do homem-morcego