quinta-feira, 11 de abril de 2013

Fluminense tem gol mal anulado, fica no zero com Grêmio no Sul, e ambos jogam por empate para avançar

Zé Roberto, do Grêmio, e Jean, do Fluminense, disputam a bola na partida desta quarta-feira em Porto Alegre
Zé Roberto, do Grêmio, e Jean, do Fluminense, disputam a bola na partida desta quarta-feira em Porto Alegre
Em um duelo equilibrado e com poucas chances de gol, Grêmio e Fluminense ficaram no 0 a 0, nesta quarta-feira à noite, em Porto Alegre, pela Copa Libertadores. Com a expulsão do zagueiro gremista Cris no primeiro tempo, o time carioca se arriscou mais à frente após o intervalo, mas acabou tendo um gol de Rhayner mal anulado, em que a arbitragem marcou impedimento.

Com o resultado no Sul, as duas equipes brasileiras dependem apenas de si e jogam por um empate na última rodada para avançar às oitavas da competição sul-americana. O Fluminense segue na liderança do grupo 8, agora com oito pontos, seguido pelo Grêmio, que soma sete pontos. O terceiro colocado é o Huachipato, que também tem sete pontos, mas com saldo de gols pior, enquanto o Caracas, com seis pontos, está em quarto lugar. As quatro equipes ainda têm chances de conseguir vaga na próxima fase.

Na quinta-feira da próxima semana, dia 18 de abril, o Fluminense recebe o Caracas, em São Januário, enquanto o Grêmio visita o Huachipato, no Chile. Os tricolores carioca e gapucho precisam apenas de um ponto para se classificar, independentemente do resultado do outro jogo do grupo.

No duelo desta quarta, o Fluminense entrou desfalcado de suas quatro principais peças ofensivas: Fred, Wellington Nem, Deco e Thiago Neves, todos lesionados. Do outro lado, o Grêmio não contou com o meio-campista Elano, também machucado. Apesar de jogar em casa, o time gaúcho não conseguiu exercer a pressão ofensiva esperada. No primeiro tempo, apenas uma cabeçada de Werley, defendida pelo goleiro Diego Cavalieri, levou mais perigo. Mas os cariocas devolveram na mesma moeda, e Dida teve que espalmar uma cabeçada de Gum. Ainda antes do intervalo, o zagueiro Cris fez falta dura em Rafael Sobis e receu cartão vermelho.

Na segunda etapa, com um homem a mais em campo, foram os visitantes que tiveram as melhores oportunidades de gol. Porém, Rafael Sobis errou o alvo uma vez, Souza salvou finalização de Wagner no final, e Rhayner até tinha balançado as redes, mas a arbitragem apitou erradamente um impedimento. Os donos da casa também assustaram em dois chutes de longe de Fernando, mas o empate permaneceu no placar. Com isso, o Flu não conseguiu dar o troco dos 3 a 0 sofridos para os gaúchos no primeiro turno no Rio de Janeiro.

Photocamera
O argentino Barcos duela com Edinho e Bruno, do Flu
O argentino Barcos duela com Edinho e Bruno, do Flu
O jogo – Apesar de ter teoricamente três atacantes, o que sugere uma formação ofensiva, o Fluminense marcou muito o Grêmio. O primeiro tempo foi extremamente truncado. O time gaúcho só chegou com perigo duas vezes, aos 25 minutos. Fernando cobrou falta, Werley desviou de cabeça e Diego Cavalieri tirou de soco. Na sobra, Barcos chutou cruzado e o goleiro do Flu defendeu.

O Fluminense começou a controlar as ações do jogo a partir dos 30 minutos. Aos 35, chegou com imenso perigo: em falta levantada para a área, Gum cabeceou, Dida deu rebote e Carlinhos perdeu na pequena área. A partir deste lance, o Flu passou a trocar passes no campo gremista e enervar o time gaúcho e a torcida. Aos 44, o zagueiro Cris perdeu a cabeça e acertou Rafael Sobis por trás na linha lateral, levando vermelho direto do árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

Luxemburgo recompôs o Grêmio com Bressan no lugar de Marco Antônio e aproveitou o intervalo também para sacar Vargas e colocar Kleber. Mas, com dificuldade de manter a posse da bola com dez homens, o time gaúcho se viu dominado nos primeiros minutos.

Aos 10 minutos, Rafael Sobis perdeu chance sozinho na pequena área, após falha de Dida em chute de Rhayner. O Flu também teve um gol mal anulado aos 19, quando Rhayner se antecipou a Dida e marcou, mas o bandeira assinalou impedimento equivocadamente. Luxa então retirou Barcos e pôs Adriano aos 22, fechando de vez o Grêmio.

O time gaúcho reequilibrou o jogo na base da raça e do apoio da torcida, mas o Flu seguia mais perigoso. Aos 30, Rhayner ganhou duas divididas e chutou no cantinho, mas fez Dida fez milagre. O Grêmio respondeu com uma sequência de escanteios aos 37, mas a defesa carioca foi soberana no jogo aéreo. Aos 40, Fernando cobrou falta buscando o ângulo, mas a bola saiu tirando tinta do poste direito de Cavalieri.

O Flu ainda tentou uma pressão no fim. Aos 43, Samuel cruzou, Dida não achou e Wagner pegou a sobra, mas Souza salvou em cima da linha. Fernando respondeu com um chute de longe aos 45, que passou perto. No fim, os torcedores gremistas aplaudiram o esforço do time em segurar o empate, que deixa tanto Grêmio quanto Fluminense a um empate da vaga nas oitavas de final.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 x 0 FLUMINENSE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 10 de abril de 2013, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Brasil)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil e Fábio Pereira (ambos brasileiros)
Cartão amarelo: André Santos e Zé Roberto (Grêmio); Bruno e Rhayner (Fluminense)
Cartão vermelho: Cris (Grêmio)
GRÊMIO: Dida; Pará, Cris, Werley e André Santos; Fernando, Souza, Marco Antônio (Bressan) e Zé Roberto; Vargas (Kleber) e Barcos (Adriano).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner (Monzón), Michael (Samuel) e Rafael Sobis (Felipe).
Técnico: Abel Braga