quinta-feira, 11 de abril de 2013

Corinthians vence, garante liderança e espera adversário nas oitavas da Libertadores

Romarinho comemora gol com o time do Corinthians
Romarinho comemora gol com o time do Corinthians
O Corinthians venceu o San José-BOL por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Pacaembu, e passou às oitavas de final da Copa Libertadores com a primeira colocação do grupo 5. Romarinho, Guerrero e Edenílson fizeram os gols da vitória.

A partida também foi marcada pelo reencontro entre os dois times depois da tragédia do dia 20 de fevereiro, quando o garoto Kevin Beltrán Espada foi morto ao ser atingido por um sinalizador durante jogo de ida, na Bolívia.

O atual campeão sul-americano conhecerá seu adversário na próxima fase semana que vem, quando serão disputadas as rodadas finais dos demais grupos.

Por enquanto, o Corinthians tem a segunda melhor campanha da Libertadores com 13 pontos e oito gols de saldo, atrás apenas do Atlético-MG, que já garantiu o primeiro lugar geral com 15 e uma partida a disputar – quarta que vem, contra o São Paulo, no Morumbi.

Quatro times ainda podem passar o time de Parque São Jorge: o Santa Fé-COL, que tem 11 pontos e na próxima terça-feira recebe o Real Garcilaso-PER, o Libertad-PAR, que tem oito pontos e visita o Palmeiras, nessa quinta, e joga em casa com o Tigre-ARG, na quinta que vem, o Nacional-URU, que tem dez pontos e saldo de cinco gols e na próxima quarta visita o Barcelona–EQU, e o Olimpia-PAR, que também tem dez pontos, saldo de seis e nessa quinta recebe o Newell’s Old Boys-ARG.

A equipe com melhor campanha tem o direito de decidir os confrontos em seu estádio.

Antes de saber quem pega nas oitavas da Libertadores, o Corinthians enfrenta o Linense, domingo, fora de casa, pela penúltima rodada do Campeonato Paulista, aonde também já está classificado.

O jogo

Logo com três minutos, Danilo teve chance de abrir o placar. Após dividida ganha por Alessandro, o meia recebeu a bola quase na pequena área, mas chutou por cima. O Corinthians reclamou de um pênalti em Emerson na sequência. A partir dai o time da casa caiu de produção. O excesso de erros de passe impedia que as jogadas se desenvolvessem.

Em uma cobrança de falta lançada na área aos 25 minutos saiu o primeiro gol corintiano. Emerson cruzou, e Romarinho meteu de cabeça para a rede.

Seis minutos depois Guerrero fez Lampe trabalhar em chute de primeira de fora da área. O peruano perdeu gol claro logo depois completando cruzamento de Alessandro por cima do travessão.

O San José teve lampejo no ataque aos 41 após contra-ataque mal finalizado por Reyes. Antes do intervalo, Tordoya recebeu o segundo cartão amarelo por falta em Alessandro e foi expulso.

Apesar da lentidão dos seus jogadores na volta para segundo tempo, o Corinthians fez 2 a 0 aos 14. Emerson mais uma vez foi o ‘garçom’. O Sheik driblou marcador pela esquerda, cruzou e Guerrero dominou no peito antes de estufar a rede com um forte chute. Foi o décimo gol do herói do título mundial em 15 jogos em 2013. Guerrero é um dos artilheiros da Libertadores ao lado de Rodríguez, do Huachipato-CHI.

O terceiro gol poderia ter saído no chute cruzado de Romarinho após tabela pela direita, ou nas finalizações de Alexandre Pato em bate-rebate dentro da área. Pato ainda acertou a trave no finalzinho. Só nos acréscimos Edenílson definiu a vitória corintiana em toque na saída do goleiro.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 3 X 0 SAN JOSÉ

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: 22h (de Brasília)
Data: 10 de abril de 2013 (quarta-feira)
Árbitro: Mauro Vigliano (ARG)
Assistentes: Ernesto Uziga (ARG) e Julio J. Fernández (ARG)
Público: 32.408 pagantes
Renda: R$ 2.245.637,50
Cartões amarelos: Luis Torrico, García e Carrizo (San José)
Cartão vermelho: Tordoya (San José)
Gols: Romarinho, aos 25 minutos do primeiro tempo, Guerrero, aos 14 minutos do segundo tempo, e Edenílson, aos 47 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho (Edenílson); Romarinho, Emerson e Danilo (Alexandre Pato); Guerrero (Jorge Henrique)
Técnico: Tite

SAN JOSÉ: Lampe; Burton, Tordoya, Luis Torrico e García; Didí Torrico, Sejas, Padilla e Reyes (Saucedo); Marcelo (Carrizo) e Flores
Técnico: Marcos Ferrufino