terça-feira, 29 de maio de 2012

Memorial Cup 2012

undefined
Jogadores do Shawinigan Cataractes e a Memorial Cup

Não é só de NHL que o hóquei no gelo vive. As ligas mais jovens são as principais fontes de riqueza da principal liga de patins do mundo. São delas que os jovens talentos surgem e se transformam em estrela depois de serem lapidadas por técnicos e pelo tempo.

Para quem não sabe, neste final de semana foi decidida a Memorial Cup, torneio que reúne os 3 vencedores das ligas que fazem parte da Canadian Hockey League (CHL), a Western Hockey League (WHL), Ontario Hockey League (OHL) e Quebec Major Junior Hockey League (QMJHL). Junte a esses 3 times o dono da casa onde o torneio foi disputado. As equipes realizam uma fase de grupos onde o 1º colocado se garante automaticamente para a final e o 2º para a semi-final. O 3º e 4º colocados realizam uma repescagem para saber qual deles segue para a semi-final.

Este ano, o torneio teve os times do London Knights, campeão da OHL, o Edmonton Oil Kings, vencedor WHL, Saint John Sea Dogs, que conquistou a liga QMJHL e o Shawinigan Cataractes, time da casa, já que o torneio foi realizado em Shawinigan, na província de Québec.

A Memorial Cup 2012 teve sua pitada de curiosidade. O torneio teria um confronto interessante entre o Sea Dogs e o Cataractes, respectivamente primeiro e segundo colocados da temporada regular da QMJHL. O Sea Dogs se sagrou campeão da QMJHL, enquanto os Cataractes foram eliminado nas quartas-de-final da competição. Devido a esse cenário, os Cataractes poderiam carimbar a faixa do atual campeão da QMJHL.

O Shawinigan Cataractes, que foi o celeiro de atuais jogadores como Zbynek Michalek, Alexandre Burrows, Marc-Andre Bergeron, levou o primeiro título da história do time, fundado em 1969. Mas não pense que foi fácil. A equipe disputou a repescagem, venceu a semi-final e ganhou do London Knights na prorrogação por 2 a 1, com um gol do russo Anton Zlobin. Além de ser uma excelente vitrina para os times profissionais de hóquei, a competição ajudará muito o atleta Anton Zlobin. O jogador de 19 anos, que aparece na 128ª posição de predição do Draft 2012, deve melhorar sua colocação na escolha final, depois do gol decisivo e da boa atuação no torneio. O russo terminou com 5 gols e 4 assistências, em 6 jogos.

Veja abaixo os melhores momentos da final entre Shawinigan Cataractes e London Knights. Repare no final do vídeo o “tripping” que o árbitro toma do Anton Zlobin.