sexta-feira, 25 de maio de 2012

Manias, superstições ou loucuras?

Hoje fiz minha primeira participação como comentarista na ESPN. O especial de Roland Garros vai ao ar amanha sexta-feira as 23:30h e nele se falou muito da história dos brasileiros nos torneios, dos franceses e das chances do Djokovic, Nadal e Federer. Eu diria que está imperdível. Vale a pena ver.

Falamos de muitas coisas, mas uma que com certeza vai repercutir bastante é sobre superstição.

Na minha experiência como tenista já vi de tudo. O que mais tem no circuito é maluco supersticioso na enésima potência. Ouso dizer que só tem maluco no circuito.

Como considero que entendo um pouco do meio e convivi bastante com essa galera decidi abrir a porta do hospício e apresentar os maluquinhos pra galera.

Vou tentar deixar dez das maiores superstições da galera. Algumas podem até ser tiques ou manias. O que mais interessa é ver como a galera se comporta dentro do seu dia a dia dos torneios.

1: Chuveiro. Uma das mais divertidas e usadas manias dos jogadores de tênis é tomar banho no chuveiro que você tomou depois de vencer o jogo passado. Não existe nenhuma chance do cara mudar. Se na hora do banho esse chuveiro estiver ocupado, não importa, você espera e toma lá. Já vi fila de 5 ou mais tenistas esperando pelo mesmo chuveiro e um monte livre podendo ser usado. Como ninguém diz que é supersticioso fica todo mundo fazendo de conta que está conversando ou alongando esperando a sua vez.

2: Garrafinha. O grande Nadal é o rei dessa mania. O cara deixa alinhada, certinha e sempre fecha as garrafas. Aiiii da pessoa que tocar na garrafinha dele. Acho que se um dia alguém chutar, tropeçar ou mexer ele tem câimbra mental eterna. Fico imaginando que nos dias de hoje eu já teria chutado em uma virada só pra ver o circo pegar fogo. Ah, eu chutaria mesmo e faria aquela cara de Perdonnn

3: Não pisar na linha Essa também é bem normal. A galera não pisa na linha nunca ao voltar da virada. Não me perguntem o motivo. Não tenho a menor ideia. Essa é tão maluca que até eu entrei nessa numa época.

4: Comer no mesmo restaurante. Xiii essa tem a assinatura Guga. O meninão da ilha comia no mesmo restaurante e a mesma comida sempre que ganhava. Não tinha presidente da republica que fizesse mudar de restaurante. O mais duro era quando nesse primeiro dia o restaurante era péssimo e ele ganhava. Lá íamos nós a semana toda aguentar a gororoba do lugar

5: Abrir e fechar o zíper da bolsa. Esse é mais tic nervoso do que superstição. Mas tinha um dinamarquês que chamava Keneth Carlssen que era uma figura. Aiii de você se mexia em alguma coisa. Ele virava o pior dos vikings. Ele antes de entrar na quadra abria e fechava o zíper da bolsa umas 20 vezes seguidas. Você pode imaginar a cena? Abre, fecha, abre, fecha, abre, fecha...

6: Não deixar tocar na raquete antes do jogo. Essa eu aprendi com o Francisco Clavet. Espanhol ex 10 do mundo que não permitia você tocar na raquete dele. O cara era um anjo, um menino dos mais agradáveis, mas se você tocava na raquete dele... O cara chegava a rosnar. Pior ainda é se esse toque se estendia ao grip da raquete. Socorro. Eu que treinava com ele várias vezes mexia e até jogava a raquete dele no chão. Era muito divertido.

7: Barba. Não me perguntem o motivo, mas fazer a barba no meio do torneio era algo impossível de acontecer. Em torneios como Roland Garros o jogador começa todo bem apresentado e a grande maioria chega nos últimos dias parecendo um bronco.

8: Ver a chave. Por último uma das que eu mais gosto. Jogador de tênis vive declarando que não vê chave antes do torneio e que não importa o adversário. Que bando de mentiroso. É só sair a maldita chave que um monte de tenista se amontoa na frente do papel pra ver com quem joga. Mais que isso, olha com quem os outros jogam. Sempre tem aquele espirito de porco que chega pra você e diz: "Opaaa, Fino. Deu sorte ein?", "Já marcou o voo de volta?" "Você joga contra o Nadal no saibro ou Sampras na grama?"

Bom galera essas foram alguns bastidores do mundo do tênis. Se você achava que os tenistas eram normais depois desse post pode mudar de ideia.

Antes de ir tenho um pedido. Você tem alguma dessas ou outras loucuras? Abre ae pra noiiiiis. Conta pro povo?