quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fifa veta fogos, estádios são esterilizados, é a elitização em curso

A Fifa fez uma reunião em Budapeste. Em meio a tantas decisões importantes que poderia tomar, resolveu dar mais um golpe no espírito dos estádios, na cultura do futebol, na atmosfera característica do ambiente que congrega os apaixonados pelos seus times e por este jogo.

Assim, a Federação proibiu fogos de artificio nas canchas. Fifa é aquela entidade onde acontecem bizarrices como dirigente acusado de corrupção renunciar e sair ileso em meio à podridão. Eles querem estádios mais frios, chamados de arenas, teatros com platéias geladas, desde que paguem por ingressos caros, fora da realidade.

Alguém dirá que os fogos são perigosos. Ok, vamos acabar com o reveillon de Copacabana, então. Regulamentar, definir o que pode, como pode e o que não pode, isso parece não passar por tais mentes brilhantes. São os mesmos dirigentes que presentearam o Brasil com a Copa do Mundo de 2014, evento que estupra cofres públicos e templos sagrados como o ex-Maracanã.

Parabéns à Dona Fifa que segue firme na sua intenção de transformar o mais popular e apaixonante dos esportes numa espécie de showzinho privado. Ela se entope de dinheiro, despreza o torcedor apaixonado e que se dane o resto. É a elitização em curso.

Em algum tempo, serão relíquias imagens como as do vídeo abaixo, que mostra a estupenda e histórica recepção dos hinchas do Peñarol ao time carbonero na final da Libertadores do ano passado. Torcida não é plateia, futebol não é teatro e esses cartolas não amam o nosso esporte.