terça-feira, 24 de abril de 2012

VÍDEO: Corinthians e Palmeiras eliminados: roteiros idênticos, consequências diferentes

Corinthians e Palmeiras tiveram roteiros muito parecidos em suas eliminações do Campeonato Paulista, neste domingo. Ambos perderam para times de Campinas. Ambos viram seus adversários saírem vencendo por 2 a 0, depois diminuíram para 2 a 1, tomaram o terceiro gol e, já no final do jogo, voltaram a diminuir. Ambos tiveram falhas de seus goleiros, muito contestados depois das derrotas.

As semelhanças, porém, param por aí.

A eliminação do Corinthians foi surpreendente, tanto quanto possa ser “surpreendente” uma eliminação em um campeonato disputado nesse estúpido formato do Paulistão. Já a queda do Palmeiras, que jogava fora de casa contra um adversário de melhor campanha e que ainda não perdeu para o trio de ferro paulista, não surpreendeu ninguém.

O título paulista pouco significaria ao Corinthians, que, após sua eventual conquista, mal poderia desfrutá-la, porque, como a gente sabe, sua obsessão é outra. Uma obsessão para a qual, convenhamos, a queda no estadual pode até ter consequências positivas. Assim como o Santos, o Corinthians não precisava tanto do Paulista. Porque o atual campeão brasileiro não precisa se consolidar como time, não busca confiança.

Para o Palmeiras, o contrário. Assim como para o São Paulo, o título paulista lhe faria bem. Daria a uma nova equipe, montada com bons reforços como Barcos, Juninho e Daniel Carvalho (e Wesley?), a confiança e o otimismo que há tempos andam longe do clube. Felipão ganharia crédito e tranquilidade (se é que essa palavra poderá um dia ser utilizada nos conturbados corredores do Palestra) para seguir seu trabalho na Copa do Brasil e no Brasileirão.

Ao Corinthians de hoje, depois da derrota, basta não sair do rumo. Já o Palmeiras ainda tem que encontrar o seu (e com Felipão, antes que perguntem).

A única coisa comum a ambos, hoje, talvez seja uma dúvida: com qual goleiro fazê-lo?


Veja comentário feito no Bate-Bola 1ª edição desta segunda-feira!