terça-feira, 24 de abril de 2012

Barcelona em clima de apreensão. Como reagirá o melhor time do mundo?

O clima em Barcelona não é de euforia, mesmo a um dia do jogo que pode colocar o time catalão na quarta final de Liga dos Campeões em sete temporadas, algo que seria um feito de grandes proporções. A sensação é de que a torcida está apreensiva, não pessimista ou com vocação pela derrota, pelo contrário, apenas na dúvida quanto à reação de sua equipe.

Em 2007 o Barça era campeão europeu e espanhol. Mas foi eliminado da Champions League pelo Liverpool e perdeu o titulo espanhol para o Real Madrid no critério de desempate (os dois alcançaram a mesma pontuação). O técnico ainda era Frank Rijkaard. Desde então, a equipe da Catalunha não mais se viu diante de tamanha pressão.

A reação do zagueiro Piqué na entrevista coletiva pré-jogo, quando rebateu críticas da imprensa local, parece ter simbolizado o espírito do time. Pep Guardiola, vencedor de 13 taças das 17 que disputou como treinador do Barça, também se viu diante de perguntas que o colocaram contra a parede. A cobrança não é pequena e a pressão pelo resultado, enorme.

O Chelsea deixou claro nas palavras de Roberto Di Matteo que vai defender sua vantagem e, se possível, ampliá-la. O treinador sabe que um gol dos Blues obrigaria o rival a marcar três. Tanto que o goleiro Cech lembrou o tento de Iniesta no final do jogo em Londres há três anos, que eliminou os ingleses. O camisa 1 frisou que uma chance aproveitada por sua equipe pode ter efeito idêntico.

Nesse cenário, Guardiola diz esperar uma partida com poucas chances de gol e fala em paciência, algo que faltou no segundo tempo na quarta-feira passada. Tanto que claras chances apareceram aos 11 minutos, com Alexis Sánchez, e aos 41, no desvio de cabeça feito por Puyol. Em meia hora de posse de bola quase absoluta, pouco de perigoso o Barça apresentou, o time ficou tenso. Pep tem razão.

Mas conseguirá ter a paciêcia, a calma que o treinador pede? Por ser uma situação nova para esse grupo de jogadores, só o jogo desta terça-feira dirá. O clima nos arredores do Camp Nou na véspera, em meio às coletivas e treinos dos dois times lá dentro, nem parecia o da véspera de um cotejo de tal magnitude.

Os catalães estão apreensivos. O Chelsea na dele. O desfechou dessa história, creio, dependerá mais do comportamento do Barça, pois o time londrino sabemos exatamente o que fará. E você, o que imagina que irá acontecer nas quatro linhas?