terça-feira, 24 de abril de 2012

Brasil estreia no torneio de futebol das Olimpíadas contra o Egito

 
RIO - A seleção brasileira conheceu nesta terça-feira seus primeiros adversários no torneio olímpico masculino em Londres. Cabeça de chave do grupo C, a equipe treinada por Mano Menezes vai enfrentar na primeira fase o Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia. O sorteio dos grupos foi realizado no estádio de Wembley, na capital inglesa.
A estreia do Brasil será no dia 26 de julho, em Cardiff, no País de Gales, contra os egípcios. Três dias depois, a seleção enfrenta a Bielorrússia, em Old Trafford, estádio do Manchester United, e fecha a sua participação na primeira fase no dia 1º de agosto contra a Nova Zelândia, no St. James Park, estádio do Newcastle.
O técnico Mano Menezes disse que os adversários da equipe na primeira fase se equivalem, mas elogiou o Egito, adversário da seleção na primeira fase do Mundial sub-20.
- Foi um jogo parelho, o que mostra o equilíbrio técnico. Nossos três adversários tem um bom equilíbrio técnico entre eles, mas é claro que o Brasil tem a obrigação de se classificar porque é a seleção de nível superior. Mas é preciso provar essa superioridade na prática - disse Mano, em entrevista à TV Record.
Nas quartas de final, o grupo da seleção cruzará com o grupo D, que será formado por Espanha, Japão, Honduras e Marrocos. O grupo A ficou com Grã-Bretanha, Senegal, Emirados Árabes Unidos e Uruguai e o C com México, Coreia do Sul, Gabão e Suíça.
Para evitar um confronto com a Espanha, que deve ser um dos times mais fortes das Olimpíadas, Mano considera fundamental terminar em primeiro lugar na chave.
- Sem dúvida é importante se classificar em primeiro. O cruzamento é teoricamente diferente e tenho certeza que a seleção estará preparada para atingir o primeiro objetivo, que é passar bem na fase de grupos.
Antes de conhecer os adversários, Mano disse que considera boa a pressão que a eequipe vem sofrendo, pois o Brasil sempre deu uma resposta positiva nas competições quando foi pressionado, e reafirmou que pretende levar os três jogadores acima de 23 anos para os Jogos. O treinador afirmou que um dos três será um zagueiro.
- Tenho uma ideia de como vamos fazer, mas não temos definições finais. Também depende da negociação direta com os clubes, porque eles não são obrigados a liberar. Tenho tido dificuldade no setor de zagueiros abaixo de 23 anos e talvez uma dessas vagas certamente será preenchida por um zagueiro.
Seleção feminina cai no grupo E
Também foram sorteados em Wembley os grupos do torneio de futebol feminino.A seleção brasileira caiu no grupo E e enfrentará na primeira fase a Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Camarões. A estreia das brasileiras será contra a equipe africana no dia 25 de julho, em Cardiff. Três dias depois, a equipe enfrenta a Nova Zelândia no mesmo local no País de Gales e no dia 31 pega a Grã-Bretanha em Wembley.
O grupo F terá o Japão, atual campeão do mundo, Canadá, África do Sul e Suécia e o G contará com Estados Unidos, França, Colômbia e Coreia do Norte.
O futebol olímpico começa no dia 25 de julho, em Cardiff, com a partida entre Grã-Bretanha e Nova Zelândia pelo torneio feminino.


Leia mais