segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Raio-x do superclássico Milan x Inter: curiosidades, marcas e pitacos

A Inter marcou muito, mas muito bem. Jogou fechada à espera de um bom contra-ataque ou de uma bobeada do Milan. Deu a segunda opção: falha de Abate, que Diego Milito não perdoou. Com o elenco que tem, após seis vitórias seguidas na Série A, incluindo uma "fora de casa" sobre seu principal rival, como excluir o time da briga pelo scudetto? Mesmo a 6 pontos da líder Juventus e a 5 do vice-líder Milan, a Inter está na disputa. Abaixo, mais sobre o superclássico.

Milan e Inter homenageiam vítimas de naufrágio na Itália

Persistência
Milito resolveu, e o mérito é também de Claudio Ranieri. Que insistiu com o jogador mesmo quando ele perdia gols mais feitos que os de Fernando Torres e Robinho. Assim, recuperou definitivamente o jogador que foi um dos mais importantes na "Era Mourinho".

Fase boa
Para ajudar ainda mais o bom momento da Inter, jogadores importantes que passaram a temporada às turras com lesões estão voltando: Sneijder, Forlán e Chivu. Outros que já voltaram há algumas rodadas, como os brasileiros Maicon, Júlio Cesar, Lúcio e Thiago Motta, parecem ter recuperado a forma de vez.

Brasil na Euro?
Thiago Motta, aliás, volta a brigar por um lugar na seleção italiana que vai à Eurocopa 2012. Hoje marcou, de cabeça, um gol mal anulado pela arbitragem. Não havia impedimento do ítalo-brasileiro na hora do cruzamento de Maicon, ainda no início do jogo.

Rei dos derbis
O desempenho do técnico Claudio Ranieri em derbis é impressionante: foram 6 vitórias e um empate em 7 derbis disputados no comando de Roma (três jogos e três vitórias contra a Lazio), Juventus (duas vitórias e um empate contra o Torino) e, agora, Inter (a vitória contra o Milan).

Triste
Já Massimiliano Allegri, que tinha 3 vitórias em 3 derbis comandando o Milan, perdeu a invencibilidade. Assim como seu time, que não perdia havia 12 jogos (eram 10 vitórias e 2 empates nestes jogos).

Mais Ranieri
O Milan não perdia como mandante na Série A há mais de um ano: a última derrota tinha sido dia 18/12/2010, 1 a 0 contra a Roma... de Claudio Ranieri!

Convicto (teimoso?)
Allegri não muda nunca seu 4-3-1-2. Nem perdendo por 1 a 0 a poucos minutos do fim: ao colocar El Shaarawi, não precisava ter tirado Pato, ainda que o brasileiro não fizesse grande jogo. Poderia ter sacado um dos volantes – Nocerino acabou saindo depois, para a entrada de Seedorf. Os resultados do Milan, em geral, têm lhe dado razão. Neste domingo, não.

Corneta à esquerda
Ok, milanistas podem cornetar Abate pelo erro de hoje. Mas o lateral, mesmo não sendo brilhante, tem feito boa temporada. O problema maior está na lateral-esquerda: Taiwo não deu certo, Antonini continua o mesmo e Zambrotta, é duro dizer, passou do ponto.

Coluna do meio?

Nos últimos 17 jogos entre Milan e Inter (por todas as competições) não houve empate: foram 9 vitórias do Milan e, agora, 8 vitórias da Inter.

Banco x banco
No confronto direto entre Allegri e Ranieri, o técnico da Inter ampliou sua vantagem: agora, são 3 vitórias contra um empate e uma derrota. Já o técnico do Milan leva a melhor no salário: 2,5 milhões de euros por temporada, contra 1,5 de Ranieri. Com a renovação até 2014, o milanista passa a ter o maior salário da Série A, ao lado de Mazzari, do Napoli.

Faz falta
Cassano, que voltou a treinar pra valer nesta semana, tem feito falta para o Milan: tanto que mesmo há tanto tempo fora ainda é o líder de assistências da Série A, com 7. Em segundo vem outro jogador que está entregue ao departamento médico do Milan: Aquilani, com 6.

Rendeu
Entre pagantes e não pagantes, foram mais de 80 mil os presentes neste domingo no estádio San Siro. A renda foi recorde na história do confronto: 3,13 milhões de euros.

Bastidores
A TV italiana, sempre disposta a mostrar dirigentes e celebridades nos camarotes, hoje se preocupou mais com o jogo. E olha que tínhamos Felipe Massa, Cesare Prandelli e vários políticos italianos nas tribunas. O máximo que vimos foi Aquilani. E uma morena de olhos verdes que valia mais que qualquer piloto.