domingo, 6 de novembro de 2011

Náutico vence, adia título da Portuguesa e pode confirmar acesso nos Aflitos

O Náutico venceu o Asa por 2 a 1, assumiu o segundo lugar da Série B e pode garantir o acesso na terça-feira, caso ganhe do Grêmio Barueri no Estádio dos Aflitos e os concorrentes que cercam o G-4 não vençam. Por consequência, os pernambucanos adiaram o título da Portuguesa, que podia ser confirmado caso o Náutico perdesse pontos em Alagoas - isso porque mais cedo a Ponte Preta já havia empatado diante do Americana.

O resultado levou o Náutico aos 59 pontos, contra 71 da Portuguesa. Assim, o time de Pernambuco teria de vencer as quatro partidas, torcer para a Lusa perder os quatro jogos restantes e ainda tirar 25 gols de saldo em relação ao clube paulista para levar o caneco.

Apesar de abrir 2 a 0 no placar e levar o gol só no fim da partida, o jogo não foi nada fácil para o Náutico. O primeiro foi de Kieza, aos 32 minutos do primeiro tempo, depois de jogada de Eduardo Ramos e passe de Aílton.

Náutico deu novo passo para voltar à Série A do Brasileiro
Náutico deu novo passo para voltar à Série A do Brasileiro
Crédito da imagem: Agência Estado
Na segunda etapa, porém, a pressão do Asa foi grande. O time da casa procurou o gol a todo instante, mas foram os visitantes que fizeram o segundo com Derley, aos 35 minutos. Ainda buscando a vitória, o Asa diminuiu com Reinaldo Alagoano, já aos 41 do segundo tempo.

Na próxima rodada, enquanto o Náutico recebe o Grêmio Barueri, o Asa, 16º colocado com 42 pontos (só um acima da zona de rebaixamento), visita o Boa em Varginha para continuar a briga conta a queda. O Icasa, que também perdeu na rodada, tem 40 e é o primeiro dos quatro que iriam à Série C, é o principal concorrente dos alagoanos.

O JogoApesar de jogar no Fumeirão, o Náutico se sentiu em casa e foi superior durante toda a partida, embora tenha sofrido pressão do ASA-AL em alguns momentos do jogo. A primeira boa chance dos pernambucanos aconteceu aos três minutos do primeiro tempo, com Kieza.

E foi também o artilheiro do time na Série B que abriu o placar, aos 31 minutos do primeiro tempo, quando o meia Eduardo Ramos começou uma boa jogada, tocou para Aírton na entrada da grande área e o meia deixou a bola redondinha para o atacante Kieza balançar as redes.

Mas o gol não intimidou os donos da casa, que continuaram articulando jogadas e tentando chegar ao empate ainda no primeiro tempo, mas sem sucesso.

No retorno do intervalo, o time da casa continuou ligado na partida, levando perigo à meta do goleiro Gideão. A melhor chance da equipe alvinegra aconteceu aos oito minutos, com Gilberto Matuto, que invadiu a área pela direita, chutou forte, mas a bola explodiu na trave e no rebote ele chutou para fora.

Aos 17 minutos foi a vez de Eduardo Ramos exigir uma boa defesa do goleiro Gilson. O meia arrancou no contra-ataque, invadiu a área e chutou cruzado.

A partir deste momento, as duas equipes continuaram tentando marcar, mas, mais uma vez, o Náutico foi mais eficiente e marcou o segundo aos 36 minutos do segundo tempo. Derley recebeu a bola de Peter e chutou forte de fora da área, sem chances para Gilson.

O de honra do time da casa saiu cinco minutos depois, com Reinaldo Alagoano, que aprveitou a oportunidade depois de chute de Alexsandro.

Nos últimos minutos de jogo, o ASA-AL continuou pressionando e o Náutico também não diminuiu o ritmo, mas já não havia tempo pra mais nada e a partida terminou com vitória do alvirrubro pernambucano por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
ASA-AL 1 X 2 NÁUTICO

Local
: Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL)
Data: 05 de novembro de 2011, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS)
Assistentes: Clériston Clay Barreto Rios e Ivaney Alves de Lima (ambos do SE)
Cartões amarelos: Raul, Leandro Cardoso, Alexsandro e Maurim (ASA). Derley (Náutico).

GOLS: NÁUTICO: Kieza, aos 31 minutos do primeiro tempo e Eduardo Ramos aos 36 do segundo tempo. ASA: Reinaldo Alagoano aos 41 minutos do segundo tempo.
ASA-AL: Gilson; Gilberto Matuto, Toninho, Di Fábio e Maurim (Vitinha); Leandro Cardoso (Gustavo), Jorginho, Marielson, e Raul (Francismar); Alexsandro e Reinaldo Alagoano
Técnico: Vica
NÁUTICO: Gideão; Peter, Marlon, Diego Bispo e Aírton; Éverton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Lennon); Rogério (Élton) e Kieza
Técnico: Waldemar Lemos