domingo, 6 de novembro de 2011

Atlético-MG vence Grêmio, embala e já abre sete pontos para zona da degola

O Atlético-MG deu mais um passo importante na luta contra o rebaixamento. Neste sábado, na Arena do Jacaré, os mineiros venceram o Grêmio por 2 a 0, abrindo sete pontos de vantagem para a zona da degola.

Para aumentar a dramaticidade da vitória, o time comandado por Cuca jogou com apenas dez jogadores a partir dos 8 minutos da segunda etapa – Neto Berola levou o segundo amarelo após entrada por trás em Júlio César.

Com o resultado, o Atlético-MG chega a 39 pontos, ocupando a 14ª colocação após 33 jogos no Campeonato Brasileiro. O Grêmio, por sua vez, continua com 46, no meio da tabela, e vê diminuírem as chances de conquistar uma vaga na Libertadores de 2012.

O jogo - Muita correria, bolas longas, condução em excesso e chutões ditaram o ritmo do primeiro tempo. Esse jogo pouco plástico se adequou melhor às características do Atlético-MG, apoiando-se na velocidade de Neto Berola. Mesmo assim, o primeiro lance de perigo foi dos gremistas. André Lima perdeu gol que centroavante não deve perder. Após cruzamento, o atacante, livre, bateu com a canela e desperdiçou chance.

Pelo alto, os zagueiros levavam vantagem, mas na área adversária. Leonardo Silva cabeceou duas vezes para fora. Rafael Marques tocou uma para fora e a outra foi tirada em cima da linha, no minuto final. Os dois times reclamaram bastante dos critérios do árbitro Wilson Luiz Seneme.

Mesmo sem penetração, o Galo conseguia pressionar, pois recuperava a bola com facilidade. De fora da área, Daniel Carvalho e Neto Berola não foram às redes. Aos 18 minutos, André Lima marcou, mas o gol foi anulado por impedimento.

Quando a intensidade do confronto caiu um pouco, o Atlético furou a defesa gaúcha, aos 41 minutos. Victor espalmou chute de Neto Berola. No rebote, Andre tocou para as redes. Aos 8 minutos do segundo tempo, as primeiras pinceladas de drama apareceram em campo.

Neto Berola foi expulso, deixando os donos da casa com um a menos. Mesmo em desvantagem numérica e todo encolhido, o Atlético assustou com Daniel Carvalho cobrando falta no travessão. A resposta do Grêmio veio da mesma maneira em chute de Mário Fernandes.

Em busca do empate, Celso Roth sacou o volante Fábio Rochemback para o ingresso do atacante Leandro. O Tricolor pressionou, mas não conseguia fazer a bola chegar a André Lima ou ter uma chance clara para marcar. A retranca atleticana resistia bem aos constantes avanços do adversário.

Após chutão, a tensão virou comemoração, aos 31 minutos. A bola chegou em Marquinhos Cambalhota. Ele limpou de Rafael Marques e acertou o canto de Victor, sacramentando a vitória do Atlético. Renan Ribeiro ainda salvou o gol de honra gremista, em grande intervenção no chute de Escudero.


FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2 X 0 GRÊMIO


Local: Estádio Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)
Data: 5 de novembro de 2011, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Herman Brunel Vani (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Cartões amarelos: Leonardo Silva e Neto Berola (Atlético); Marquinhos e Gilberto Silva (Grêmio)
Cartão vermelho: Neto Berola (Atlético-MG)

GOLS: ATLÉTICO-MG: André, aos 41 minutos do primeiro tempo, e Marquinhos Cambalhota, aos 31 minutos do segundo tempo;

ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro; Carlos César (Serginho), Leonardo Silva, Réver e Triguinho; Pierre, Fillipe Soutto, Daniel Carvalho (Marquinhos Cambalhota) e Bernard; Neto Berola e André (Richarlyson)
Técnico: Cuca

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes (Everaldo), Rafael Marques, Gilberto Silva e Julio Cesar; Adilson, Fábio Rochemback (Leandro), Marquinhos (Gabriel), Douglas e Escudero; André Lima
Técnico: Celso Roth