segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cruzeiro vira, mas cede empate ao Ceará e decide futuro no clássico

O jogo dos desesperados na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro prolongou por mais uma semana o sofrimento tanto do Ceará, quanto do Cruzeiro. Jogando no Presidente Vargas, o time cearense abriu o placar, os mineiros conseguiram a virada, mas, já nos minutos finais, tomaram o empate e agora precisarão ainda lutar contra o rebaixamento no clássico contra o Atlético-MG, na semana que vem.

Com 40 pontos na tabela, o Cruzeiro se encontra fora da zona de rebaixamento por enquanto, mas segue correndo riscos de terminar o campeonato rebaixado, já que o Ceará, 17º colocado tem 39 pontos, e o Atlético-PR tem 38. Na rodada que definirá o futuro dos times em 2012, o time celeste terá um difícil clássico contra o Atlético-MG pela frente, enquanto o Ceará pega o Bahia, e o Atlético-PR enfrenta o Coritiba.

O jogo - O Cruzeiro começou a partida determinado a conseguir uma vitória para não precisar lutar por um resultado na última rodada, no clássico. No entanto, o Ceará também precisava do resultado e foi para cima, chegando ao primeiro gol aos 20 minutos, com Osvaldo.

Três minutos depois, Anselmo Ramon achou espaço no segundo pau para cabecear e empatar a partida no Presidente Vargas. Depois disso, o Cruzeiro tentou pressionar bastante, com Montillo armando as jogadas pelo meio. O Ceará também teve boas chances, mas o goleiro Fábio fez boas defesas e impediu o gol dos anfitriões.

O Ceará voltou um pouco melhor no segundo tempo. Depois de cobrança de escanteio de Juca, a bola foi desviada na primeira trave, mas a zaga tirou antes de Roger aproveitar. No entanto, o Cruzeiro se ajustou em campo e equilibrou novamente a partida.

Com isso, o técnico Dimas Filgueiras tirou Roger para colocar Washington, que vinha tendo seu nome gritado pela torcida cearense. Do outro lado, Vágner Mancini também trocou de atacantes, mandando Ortigoza para o lugar de Anselmo Ramon.

E o paraguaio marcou o gol logo em seu primeiro toque na bola. Aos 16, Marquinhos Paraná recebeu toque curto na área pela direita e cruzou para Ortigoza completar para estufar as redes.

Com o placar, o Ceará só teve como alternativa se lançar ao ataque, para tentar evitar o rebaixamento antecipado. Osvaldo arriscou de longe, mas viu a defesa do goleiro Fábio.

Enquanto o jogo se aproximava do fim, torcedores cearenses choravam nas arquibancadas. Porém, aos 37 minutos, o zagueiro Daniel Marques apareceu como um atacante e marcou o gol do empate do Ceará, gerando reclamação por parte dos cruzeirenses, que pediam impedimento.

Depois do gol, o Ceará se empolgou e partiu para o ataque, mas parou nas defesas do goleiro Fábio, que garantiu o empate

Cruzeiro empata com Ceará e decide futuro no clássico
Cruzeiro empata com Ceará e decide futuro no clássico
Crédito da imagem: Agência Estado