quinta-feira, 8 de setembro de 2011

VÍDEO: Com grande atuação de Hettsheimeir, Brasil se vinga da Argentina um ano após Mundial

Com grande atuação do ala-pivô Rafael Hettsheimeir, a seleção brasileira venceu Argentina por 73 a 71, nesta quarta-feira, e tirou a invencibilidade dos donos da casa no Pré-Olímpico de basquete masculino, em Mar del Plata. A vitória acontece exatamente um ano depois da eliminação no Mundial da Turquia para os argentinos, 93 a 89.

A equipe comandada por Ruben Magnano não teve vida fácil, mas conseguiu se impôr no último quarto, ainda que os argentinos tenham feito bolas de três nos últimos minutos que quase impediram a vitória.

Vindo do banco, Rafael Hettsheimeir foi o grande destaque brasileiro, com 19 pontos. O armador Marcelinho Huertas contribui com outros 17, seguido por Marquinhos com 14 e Guilherme Giovanoni, 13. O cestinha da partida foi o ala-pivô Luis Scola com 24 pontos; sua exclusão por faltas no último quarto complicou a Argentina no confronto.



Clique no player e veja como foi a vitória do Brasil!
Com o resultado, o Brasil iguala a pontuação dos argentinos na liderança do grupo; Porto Rico e República Dominicana se enfrentam ainda nesta quarta, e quem vencer também alcança os primeiros colocados. A seleção canarinho pega em seu último jogo na segunda fase os portorriquenhos, nesta quinta.

O jogo
A Argentina perdeu um de seus principais jogadores já na bola ao alto que deu início à partida, em que o pivô Andrés Nocioni torceu o tornozelo. Com ritmo forte e arbitragem confusa no primeiro quarto, o Brasil conseguiu abrir a primeira vantagem no marcador, aproveitando a velocidade de seu ataque.

As duas equipes passaram a desperdiçar posses de bolas com erros simples e deixaram a partida com baixo nível técnico. A seleção do Brasil conseguiu encerrar o primeiro quarto com pequena vantagem: 19 a 17.

Os primeiros pontos do segundo período foram brasileiros, o que obrigou o técnico argentino Julio Lamas a pedir tempo quando o marcador apontava 23 a 17 para a equipe visitante. A bronca fez efeito e o time anfitrião apertou a marcação, teve crescente domínio no garrafão e aproveitou os sucessivos erros do Brasil para assumir o marcador antes do fim da primeira metade da partida. Quando as duas equipes foram para o vestiário, a Argentina tinha vantagem mínima: 28 a 27.

A Seleção Brasileira voltou à quadra com ânimo redobrado e cometendo menos erros do que nos primeiros quartos. A marcação agressiva proposta pelo técnico Ruben Magnano funcionou e, com o bom desempenho do ataque, o Brasil abriu dez pontos de frente no marcador.

Para recuperar, a Argentina passou a investir nos tiros de longa distância de Pablo Prigioni. Eficiente, o armador foi responsável por colocar os donos da casa novamente no páreo. Com um arremesso de Marquinhos no estouro do cronômetro, o Brasil chegou ao último quarto com vantagem de seis pontos: 53 a 47.

Hettsheimeir e Giovanoni marcam Ginóbili; dupla foi decisiva para vitória brasileira
Hettsheimeir e Giovanoni marcam Ginóbili; dupla foi decisiva para vitória brasileira
Crédito da imagem: Reuters
O período final de partida foi disputado, nervoso. Os argentinos aceleraram e forçaram o jogo no ala Luis Scola. A 2min20s para o fim da partida, a tática dos donos da casa ruiu, quando o ala do Houston Rockets cometeu sua quinta falta no jogo e foi excluído.

O Brasil conseguiu se manter à frente durante todo o quarto, mas a Argentina diminuiu a desvantagem para dois pontos a 3s para o fim do jogo. No último ataque brasileiro, Alex sofreu falta, converteu os dois lances livres e garantiu a vitória em Mar Del Plata.