quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Botafogo goleia o Ceará, consegue a quarta vitória seguida e chega à vice-liderança

Demonstrando um bom futebol, o Botafogo confirmou o bom momento e sua força no Engenhão e venceu o Ceará, por 4 a 0, nesta quarta-feira à tarde. Foi a quarta vitória seguida do alvinegro carioca, que chegou à vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O argentino Herrera, duas vezes, e o uruguaio Loco Abreu e Cidinho fizeram os gols da partida.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos 40 pontos e subiu para a segunda posição na tabela, um ponto atrás do São Paulo. No entanto, Corinthians e Vasco, que entram em campo nesta quinta-feira, ainda podem ultrapassá-lo neste rodada. Já o Ceará fica com 26 pontos, na 14ª colocação.

Foi a quarta vitória consecutiva do Botafogo na competição. Antes, havia ganhado do Atlético-MG, por 3 a 1, do Fluminense, por 2 a 1, e do Palmeiras, por 3 a 1.

Com o Engenhão completamente lotado no feriado de 7 de setembro, muitos torcedores acabaram ficando do lado de fora do estádio.

Na próxima rodada, o Botafogo vai até o Couto Pereira para encarar o Coritiba, no domingo. No mesmo dia, o Ceará recebe o Atlético-GO, no estádio Presidente Vargas.

O jogo - O Botafogo começou a partida empolgado pelo Engenhão lotado e pressionou o Ceará desde o início do jogo. Logo aos cinco minutos, Elkeson recebeu na lateral, ganhou do marcador e cruzou para a área. O atacante Herrera se antecipou a zaga para se esticar e colocar na rede. O gol acalmou os cariocas, que continuaram dominando o confronto, mas que passaram a tocar mais a bola.

Aos poucos, o Ceará melhorou a marcação e começou a chegar ao ataque. Os visitantes quase empataram aos 21 minutos. Em um contra-ataque rápido, Osvaldo lançou Washington, mas o atacante chutou em cima de Lucas. A resposta do Botafogo veio dois minutos depois, quando Elkeson cobrou falta e obrigou Diego a fazer boa defesa. O lance inflamou os cariocas, que quase ampliaram aos 25. Maicosuel finalizou errado, mas Herrera estava ligado e, de carrinho, tentou colocar para a rede cearense. No entanto, a bola passou rente a trave direita.

O jogo ficou equilibrado, pois as marcações passaram a levar vantagem sobre os ataques. Somente aos 37 minutos o Ceará criou outra boa chance, quando Thiago Humberto tocou para João Marcos, que arriscou de longe e assustou Jéfferson. Quando os vistantes conseguiam neutralizar o Botafogo, um revés impediu a reação da equipe. O zagueiro Fabrício foi expulso após receber o segundo cartão amarelo por falta em Maicosuel, prejudicando o desempenho do Vozão no jogo.

Mesmo com um homem a menos, o Ceará começou o segundo tempo buscando o empate. No entanto, foi o Botafogo que ampliou o placar aos 12 minutos. Após cruzamento de Éverton pela esquerda, Herrera cabeceou a direita de Diego, que tentou se esticar, mas não chegou na bola.

O Ceará sentiu o segundo gol e diminuiu as investidas ao ataque. No entanto, os visitantes assustaram Jéfferson quando Osvaldo arriscou da entrada da área e viu a bola passar a direita do gol carioca.
Administrando o resultado, o Botafogo chegava com frequência ao ataque. O argentino Herrera, principal jogador em campo, quase fez seu terceiro, de novo de cabeça, mas a bola passou ao lado do gol defendido por Diego

O Botafogo seguiu tentando e chegou ao terceiro gol aos 27 minutos. Em boa jogada coletiva, Elkeson lançou Maicosuel na linha de findo, pela direita. O meia cruzou rasteiro para a marca de pênalti e achou Loco Abreu livre. O uruguaio só teve o trabalho de tocar para a rede cearense.

Após sofrer o terceiro gol, o Ceará recuou mais ainda e viu o Botafogo crescer na partida. Assim como no começo do jogo, não demorou muito para os cariocas marcarem. Aos 37 minutos, Éverton cruzou pela esquerda e achou Cidinho, que cabecou sem chance para Diego, decretando a vitória dos donos da casa.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4 X 0 CEARÁ

Local:
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de setembro de 2011, quarta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Gilson Coutinho (PR) e José Pontarolo (PR)
Renda: R$ 760.960,00
Público: 36.995 pagantes
Cartões amarelos: Herrera e Elkeson (Botafogo); Heleno, Edmílson e Erivélton (Ceará)
Cartão vermelho: Fabrício (Ceará)
GOLS: BOTAFOGO: Herrera, aos 5min do primeiro tempo e 12min do segundo tempo; Loco Abreu, aos 27min do segundo tempo; Cidinho, aos 37min do segundo tempo

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Éverton); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson (Alex) e Maicosuel; Herrera (Cidinho) e Loco Abreu
Técnico:Caio Júnior

CEARÁ: Diego; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Vicente; João Marcos (Cleber), Heleno, Eusébio e Thiago Humberto (Felipe Azevedo); Osvaldo e Washington (Edmílson)
Técnico: Vágner Mancini