terça-feira, 5 de abril de 2011

O novo sonho de Mourinho na Liga dos Campeões

Pelo jeito que fala, pode parecer que não, mas Mourinho também se permite sonhar. Na Liga dos Campeões, por exemplo, é algo que costuma tomar corpo a partir das quartas. Superadas as oitavas, costuma dizer, dá pra vislumbrar um objetivo mais concreto, com o título, claro, sempre em vista – ainda que, e seu retrospecto respalda isso, não demonstre se importar com uma primeira temporada em qualquer clube que seja sem alguma conquista.

Mas elas são importantes. E o próprio Mourinho, em determinado momento, chegou a projetar a sua primeira no Bernabéu. Antes do clássico contra o Atlético de Madrid, no último mês de março, o técnico fez de sua preleção algo íntimo, falando aos jogadores de suas inquietudes, de seus sonhos. Inclusive, aquele que tivera na noite passada.

“Queria dizer uma coisa a vocês. Na última noite, tive uma percepção, um feeling. Quando tenho esses feelings tão fortes, pode acreditar, eles se cumprem. Sonhei que, se ganhássemos do Atlético (de Madrid), ganharíamos a Liga. Vi claramente. E quando vejo tão claro, se cumprem”.

Pois bem, após a derrota para o Sporting de Gijón na última rodada do Espanhol, o português viu também a distância do seu Real para o líder Barcelona aumentar para oito pontos. Alguns já cravaram, pela tabela e pelo que as equipes podem fazer, que a parada dentro de casa já está decidida, que o feeling de Mourinho não fora assim tão certeiro. A partir desta terça, o treinador se permite um novo sonho. Um sonho já percorrido por duas vezes com sucesso e que, ele acredita, pode ser realizado mais uma vez.

Não lhe falta segurança (“Se quiséssemos empatar em 0 a 0 (com o Sporting), teríamos feito”, disse na coletiva do fim de semana). Tampouco sinceridade – tem consciência, por exemplo, que se o Real jogar mal irá perder (“Quando é assim, não ganhamos nunca”, afirmou). É por essas e por outras que, mesmo com um Cristiano Ronaldo à meia força, o comandante não abre mão de seu compatriota contra o Tottenham. Sabe que precisará dele para sonhar com voos mais altos na Liga dos Campeões. Dessa vez, espera apenas que seu feeling, ao arriscar o craque português em campo, não volte a lhe deixar na mão.
undefined
Crédito da imagem: Reuters