segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VÍDEO: Bom começo de Ronaldinho no Fla. Entenda a festa pela Taça GB

A Taça Guanabara é muito festejada pelo torcedor no Rio de Janeiro porque surgiu em 1965 como um torneio independente do Campeonato Carioca. Na época, a cidade deixara de ser capital federal há cinco anos e o vencedor se classificava para a Taça Brasil, algo como a Copa do Brasil da época.

Em 1972 a Taça Guanabara integrar o Estadual como primeiro turno do campeonato. Mas já tinha tradição e continuou sendo muito festejada. O primeiro a conqustá-la como parte de outra competição foi o Flamengo, vencendo o Fluminense por 5 a 2 numa grande decisão no Maracanã.

----------------------------
Campeões da Taça GBFlamengo 19
Vasco 11
Fluminense 8
Botafogo 6
América 1
Americano 1
Volta Redonda 1

----------------------------

E com a vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, pela 19ª vez os rubro-negros são os campeões da Taça GB. Ronaldinho Gaúcho conseguiu cravar como bom seu começo no clube ao marcar o gol único da partida. Claro que ainda não chegou perto do que dele se espera, mas o triunfo pesa a seu favor.


Ronaldinho, com a taça no Engenhão: gol e título no começo de trabalho
Ronaldinho, com a taça no Engenhão: gol e título no começo
O ex-melhor do mundo precisará de apetite por títulos para justificar sua contratação. Para começo, como um aperitivo, a Taça Guanabara caiu bem na avaliação do torcedor, mas ninguém faz tamanho investimento para ficar apenas nisso. O "R10" ganhou fôlego, mas terá de fazer muito mais.

Confira abaixo os detalhes da final da Taça Guanabara de 1972, que atraiu um dos maiores públicos daquele ano no Maracanã, e veja o vídeo com gols e lances daquela partida.

Flamengo 5 x 2 FluminenseCampeonato Carioca - 1º Turno - Taça Guanabara (decisão)
23 de abril de 1972
Estádio: Maracanã
Público: 137.002
Árbitro: José de Assis Aragão
Flamengo: Renato, Aloísio, Fred, Tinho, Rodrigues Neto, Liminha, Zé Mario, Rogério, Caio, Doval e Paulo Cesar. Técnico: Zagallo.
Fluminense: Félix, Oliveira, Sérgio Cosme, Assis e Marco Antônio; Denílson e Didi (Ivair), Wílton, Silveira, Mickey e Jair. Técnico: Paulo Amaral.
Gols: Caio (3), Liminha e Doval para o Flamengo, Jair e Mickey pelo Fluminense.