quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

'Tolimazembe', 'Toliminado': é o Corinthians fazendo história

Pouco antes de a bola rolar na rica Ibagué, cidade colombiana que esbanja desemprego, violência e precisa conviver com o amor e paz das Farc, o fofo Ronaldo postou no Twitter: "Galera, tudo pronto. Vai dar tudo certo. Vamos deixar nosso sangue, nosso suor e nossa alma para sair com a classificação.”

Na mosca. Tanto que, logo após o juiz uruguaio Roberto Silvera apitar o final do jogo, os coirmãos palmeirenses, são-paulinos e santistas dispararam congratulações à Fiel: ‘Tolimazembe’, ‘Toliminado’, ‘Tolimination’, ‘Tolimado.’

Outros não tiveram o mesmo poder de síntese e sapecaram: “Corinthians na Libertadores: um dia perde, no outro apanha’; ‘Corinthians, há mais de um século mostrando espírito olímpico: o importante é competir’; ‘Fiel vai pressionar para que o título da Libertadores, conquistado no PlayStation, seja reconhecido pela Conmebol’.

Justiça se faça. Com um time mais parado que o Vasco na tabela do Carioquinha, utilizando a tática do jacaré (marcando só com os olhos), o Corinthians entrou para a história – pela porta dos fundos.

Pela primeira vez desde que os times do Brasil começaram a disputar o mata-mata da pré-Libertadores, um tupiniquim não se classificou. Recordar é viver:

2005
Palmeiras x Tacuary (Paraguai): 2 a 2 e 2 a 0

2006
Palmeiras x Táchira (Venezuela): 2 a 0 e 4 a 2
Goiás x Cuenca (Equador): 1 a 1 e 3 a 0

2007
Santos x Blooming (Bolívia): 1 a 0 e 5 a 0
Paraná x Cobreloa (Chile): 2 a 0 e 1 a 1

2008
Cruzeiro x Cerro Porteño (Paraguai): 3 a 1 e 3 a 2

2009
Palmeiras x Real Potosí (Bolívia): 5 a 1 e 2 a 0

2010
Cruzeiro x Real Potosí (Bolívia): 1 a 1 e 7 a 0

2011
Corinthians x Tolima (Colômbia): 0 a 0 e 0 a 2
Grêmio x Liverpool (Uruguai): 2 a 2 e 3 a 1

Vai, Corinthians! Aqui tem um bando de loucos, louco por ti Corinthians...
                                                         #####
Alegria, alegria. Corre à boca pequena uma saudável receita para combater o mau humor do torcedor após um resultado negativo ou uma crítica à equipe. O sorriso não será de orelha a orelha, mas a bronca certamente diminuirá com uma bela salada de alface (calmante), bananas (diminui a ansiedade), um pouco de mel (bem-estar) ou ovos (bom humor). Bom proveito, Fiel.

Sugismundo Freud. Pior que ser analfabeto é misturar alhos com bugalhos.

Zé Colmeia. O dono do Circo Brasileiro de Futebol, o gentleman Ricardo Teixeira, mandou colocar novamente a rede protetora sob o trapézio dos periquitos em revista. O amigo de fé e irmão camarada Mustafá Contursi voltou a dar as cartas no Palmeiras com a vitória de Arnaldo Tirone para presidente. O economista Luiz Gonzaga Belluzzo não deixou saudade.

Twitter. A contratação de Rivaldo teria sido imposta ao técnico Carpegiani. Indicação do capitão, goleiro e ‘diretor’ Rogério Ceni. O técnico gostaria de ter outro jogador para a posição.

Minha casa, minha vida. Cingapura do COB (caixinha, obrigado Brasil): 129 apartamentos da Vila do Pan(demônio) foram a leilão. Os imóveis, entre 60 e 100m², foram devolvidos pelos compradores. De acordo com Paola Moura, do jornal ‘Valor Econômico’, dos 1.480 apartamentos, construídos em 17 prédios, menos de 50% estão habitados. Entre os mutuários que se recusaram a pegar a chave por conta de uma série de promessas não cumpridas e do assustador saldo devedor, o ex-jogador e hoje deputado Romário, que havia adquirido 11 imóveis. Um ótimo legado. A Rio-2016 é deles, a conta é nossa.

Facebook. Tricolor quer fazer do Carioquinha combustível para a Libertadores. Pela força dos adversários até agora, a gasolina está batizada.

Tiro curto. O ‘matador’ Souza, ex-Corinthians e hoje no Bahia, está em ponto de bala: há 270 dias não acerta o alvo. O último gol foi em 9 de maio de 2010, quando o Corinthians bateu o Furacão por 2 a 1.

Tititi d’Aline. A Portela venceu a corrida: Ronaldinho vai sair na bateria. O malabares popstar também será o convidado especial do camarote da Brahma.

Você sabia que... Ricardo Gomes receberá R$ 300 mil por mês para tentar tirar o Vasco do buraco?

Bola de ouro. Paraolímpicos. A equipe brasileira de atletismo ganhou 30 medalhas (12 de ouro, 10 de prata e 8 de bronze) no Mundial da Nova Zelândia. Ficou em terceiro lugar.

Bola de latão. Botafogo. Rodou em Volta Redonda. Só empatou com o Bangu. E deve agradecer a Deus, já que o goleiro Jefferson pegou tudo, até pênalti.

Bola de lixo. Corinthians. Presidente Andrés Sanchez, Tite, Júlio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castan, Fábio Santos, Edno, Ralf, Jucilei, Paulinho, Danilo, Jorge Henrique, Dentinho, Ramirez e fofo Ronaldo: um vexame histórico.

Bola sete. “O último capricho de Adriano: terapia ao ritmo de samba” (manchete do ‘La Gazzetta Dello Sport’, sobre a viagem de Adriano ao Rio para se recuperar da operação no ombro até o carnaval – olha o Imperador aí, gente!).

Dúvida pertinente. Qual o time brasileiro que poderia servir de inspiração para o documentário ‘Lixo Extraordinário’?

O que você achou?