quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Na Li salva match point e faz 1ª final de Slam

Divulgação
2011/na_li/0127_melbourne_nalicontorcida_int.jpg
Li, de 28 anos, já garante melhor ranking da carreira

Melbourne (Austrália) - A chinesa Na Li esteve longe de fazer um jogo perfeito nesta madrugada. Com incríveis 51 erros não-forçados, ela ficou a um passo de ser eliminada pela dinamarquesa Caroline Wozniacki, mas salvou um match point e obteve uma grande virada por 3/6, 7/5 e 6/3 para chegar à final do Aberto da Austrália de forma inédita. Agora, aguarda na decisão de sábado a russa Vera Zvonareva ou a belga Kim Clijsters.
Aproveitando-se da irregularidade da rival, Wozniacki teve tudo nas mãos para seguir viva rumo a seu primeiro título de Grand Slam, porém não resistiu à pressão. No segundo set, sacava em 4/3 e 40-0 quando perdeu cinco pontos seguidos. Ao obter nova quebra, chegou a servir com match point, mas levou um winner de direita. Li ganhou este game e os dois seguintes, fechando um set em uma dupla-falta da rival.
Mas as chances da dinamarquesa não terminaram por aí. Na terceira parcial, ela converteu um break point e abriu vantagem de 2/1, contudo perdeu sete pontos consecutivos para a chinesa, agressiva desde a devolução. Ineficiente no saque, Wozniacki cometeu nova dupla-falta e errou um smash fácil para levar nova quebra. A oriental não concluiria o confronto, contudo, sem uma nova vacilada, e ela permitiu a reação da primeira pré-classificada antes de derrubar novamente o serviço da oponente e finalmente avançar à final.
A vitória de Li encerra uma clara tendência em Melbourne. Na história da Era Aberta, o torneio feminino já foi realizado por 43 vezes, e em 31 delas a principal cabeça de chave foi à decisão. Mesmo sem o sonhado troféu, Wozniacki conseguiu ignorar em parte uma "maldição": entre as últimas seis líderes do ranking, apenas a russa Dinara Safina, finalista de Roland Garros em 2009, havia passado da quarta rodada em seu primeiro Grand Slam como número 1 do mundo. Com o resultado, ela pelo menos conseguiu se garantir na posição e receberá um cheque no valor de US$ 417 mil.
A chinesa de 28 anos, por sua vez, passa da 11ª para pelo menos a sétima posição da mesma lista, a melhor de sua carreira. Em grande fase, ela ainda não perdeu nas 11 partidas disputadas nesta temporada, tendo triunfado em Sydney há duas semanas. Caso se torne campeã do Aberto da Austrália, ela avançará mais dois postos na WTA e se tornará apenas a segunda jogadora desde 1997 a conseguir a dobradinha nessas duas competições – a belga Justine Henin foi a última a cumprir esse feito, em 2004.
Primeira representante de seu país na final de um Grand Slam, Li fez história curiosamente em sua pior apresentação em Melbourne. Ela havia perdido 26 games e gastado 6h39 em quadra nas cinco rodadas anteriores, sendo que contra Wozniacki precisou de 2h35.
Se a vencedora cometeu 51 erros não-forçados, por outro lado marcou 41 winners e foi recompensada pela agressividade, já que a dinamarquesa obteve apenas dez, sendo nenhum no decisivo terceiro set.