sexta-feira, 4 de março de 2016

Só o jiu-jitsu vai salvar? Rival de McGregor só finalizou menos que Royce Gracie no UFC



GETTY IMAGES / ZUFFA LLC
Nate Diaz é considerado um craque no jiu-jitsu e já provou isso no UFC
Nate Diaz é considerado um craque no jiu-jitsu e já provou isso no UFC
Que Conor McGregor é favorito contra Nate Diaz, no próximo sábado, no UFC 196, ninguém discute. Além de o americano aceitar a luta faltando apenas uma semana e meia, ou seja, não deve chegar no auge de sua condição física, ele, apesar de ter um queixo firme, deve levar a pior na trocação franca, ponto forte do irlandês. No entanto, um fator pode animar os fãs do irmão mais novo de Nick Diaz: o jiu-jitsu, considerado um dos melhores da organização.
Graduado faixa preta da arte suave por Cesar Gracie, Nate prova com os números por que é considerado um dos melhores lutadores de chão do UFC. Em 21 lutas pela organização, ele possui oito vitórias por finalização e, empatado com Frank Mir e Charles do Bronx, está apenas duas atrás de Royce Gracie, maior lenda de jiu-jitsu do Ultimate.
E para quem acha que ele tem um golpe especifico, se engana. Das oito vitórias, quatro foram através de guilhotinas, duas com triângulos e uma com chave de braço.
A outra é 'polêmica'. Na final do The Ultimate Fighter 5, ele tentou finalizar o Manvel Gamburyan, que caiu de mau jeito e acabou se lesionando e desistindo com os famosos três tapinhas. A vitória, então, foi contabilizada oficialmente como finalização.
Já McGregor, que tem seu jogo baseado no kickboxing e taekwondo, sequer sabe o que é finalizar no UFC. Tudo bem que não precisou muito, já que nas sete lutas que fez pelo evento, nocauteou seis e levou apenas uma por decisão dos juízes.
No entanto, se aumentarmos a comparação para todo o cartel do irlandês, nas mesmas 21 lutas que fez como profissional, ele terminou apenas três combates com uma finalização, ou seja, Diaz possui quase o triplo a mais que McGregor, que sequer é faixa preta da modalidade - ainda é marrom, uma graduação abaixo do americano. Eis o caminho da vitória para Nate Diaz...