
Noite histórica em Belfast. Pela primeira vez, a Irlanda do Norte está classificada para a Eurocopa. Ao vencer a Grécia por 3 a 1, nesta quarta-feira, os norte-irlandeses se garantiram na principal competição europeia de seleções. Nem precisaram do tropeço húngaro, que também os colocava no torneio.
Trata-se de um país com 1,8 milhão de habitantes e uma liga de futebol fraca. A base da seleção está hoje em dia na Inglaterra, mas em clubes menores. Como Kyle Lafferty, atacante do Norwich, segundo maior artilheiro da história norte-irlandesa, com 16 gols em 45 jogos e que foi desfalque na classificação contra os gregos.
Há outros jogadores mais conhecidos, como o veterano goleiro Roy Carrol (ex-Manchester United, hoje no Notts County) e o zagueiro Jonny Evans (também ex-United, atualmente no West Brom). No entanto, curiosamente eles também não estiveram em campo.
Os companheiros, empurrados pela torcida, deram conta do recado. Uma atmosfera incrível tomou conta do Windsor Park, em Belfast. A alegria do veterano Steven Davis ao fazer 1 a 0 e 3 a 0 e a genuína emoção do Josh Magennis que fez o segundo, o primeiro dele com a camisa da seleção, foram de arrepiar. Momentos assim ainda fazem o futebol valer a pena.
No passado, já são três Copas do Mundo no currículo - 1958 (quartas de final), 1982 (quartas) e 1986 (oitavas) - e ao menos dois personagens lendários: o monstro George Best e o goleiro Pat Jennings.
Não é uma seleção técnica. Não possui jogadores habilidosos, que passam o pé sobre a bola, pedalam e querem driblar sempre que possível. Essa é a característica do futebol sul-americano, bem mais vitorioso. Na Irlanda do Norte o conceito de futebol é outro. Valorizam o padrão tático, se defendem muito bem e utilizam bolas longas para atacar, sempre com uma referência na área (passes contra os gregos, por exemplo: 221 x 484 ).

Não existe uma única forma de se jogar futebol. Essa é a forma deles, e assim se classificaram para a Euro. Como bem cantam:
We're not Brazil we're Northern Ireland
We're not Brazil we're Northern Ireland
We're not Brazil we're Northern Ireland
And it's all the same to me
We're not Brazil we're Northern Ireland
We're not Brazil we're Northern Ireland
And it's all the same to me