sábado, 26 de setembro de 2015

Jankovic encerra jejum de 31 meses em Guangzhou

Guangzhou (China) - A sérvia Jelena Jankovic espantou a “zebra” com muita autoridade neste sábado para levantar o troféu do WTA International de Guangzhou, na China. A número 25 do mundo venceu 11 games seguidos e atropelou a tcheca Denisa Allertova, 74ª, por 6/2 e 6/0, em apenas 1h10.
A conquista encerra um jejum de 31 meses sem títulos de WTA International. Desde Bogotá-2013, a sérvia triunfou este ano em Nanchang, torneio da série WTA 125K, que dá 160 pontos e US$ 20 mil à campeã. Pelo título desde sábado, faturou 280 pontos e US$ 43 mil.
A ex-número 1 celebra o 14º título da carreira na 34ª decisão. A temporada a sérvia de 30 anos vem com altos e baixos. Ela venceu apenas dois jogos até março, quando surpreendeu e foi vice em Indian Wells. Depois, só fez semifinais em ‘s-Hertogenbosch e em Cincinnati e amargou derrotas na estreia em Roland Garros e no US Open.
Apenas os três primeiros games foram equilibrados neste sábado. A tcheca de 22 anos largou com uma quebra, perdeu a vantagem e em seguida fez 2/1. Jankovic passou a controlar o jogo e praticamente garantiu o título no início do segundo set. Ela quebrou no game inicial, escapou de 0-40 para manter a vantagem e passou a confirmar os serviços com tranquilidade.
A tcheca foi a grande surpresa do torneio, eliminando a romena Simona Halep e a italiana Sara Errani para chegar à primeira decisão na WTA. Até o início do ano, Allertova nunca havia disputado um Grand Slam. Em 2015, não apenas jogou os quatro, como venceu uma rodada e cada um. Este foi apenas seu 10º torneio de primeira linha, agora ela soma 15 vitórias e 10 derrotas e com os 180 pontos pelo vice entrará no top 60.