quinta-feira, 2 de julho de 2015

Sheik decide, Fla vence lanterna Joinville e deixa zona do rebaixamento

GILVAN DE SOUZA/FLA IMAGEM
Emerson Sheik comemora o seu primeiro gol no retorno ao Flamengo
Emerson Sheik comemora o seu primeiro gol no retorno ao Flamengo
Sheik, enfim, voltou ao Flamengo. Após duas partidas em branco, o atacante marcou pela priemira vez no seu retorno ao clube, nesta quarta-feira, e garantiu a vitória do time sobre o lanterna Joinville, por 1 a 0, fora de casa. O triunfo alivou a pressão sobre o time carioca, que deixou a zona de rebaixamento. 
Com o resultado, Flamengo pulou para o 14º lugar, com dez pontos. O time não volta à zona de rebaixamento porque Santos e Figueirense se enfrentam nesta quinta-feira. Já o Joinville permanece na lanterna com apenas quatro pontos, três a menos do que o penúltimo, o Cortiba.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Figueirense, no Maracanã, às 18h30 do domingo. O Joinville, por sua vez, encara o Coritiba, fora de casa, no sábado, às 15h.
O jogo
Com o apoio da torcida, o Joinville foi para cima do Flamengo logo no início da partida. Aos dois minutos, Kempes girou e cima da zaga e bateu rasteiro, mas a bola desviou na zaga e acabou na linha de fundo. Nem bem começar a partida e Cristóvão Borges já teve de usar uma das substituições no Flamengo. Samir desabou no gramado ao sentir uma fisgada na coxa esquerda e pediu substituição. Marcelo entrou.
O Joinville continuava em cima. Em cobrança de escanteio aos sete minutos, César falhou na saída do gol e Douglas Silva tocou de cabeça para o gol. Ayrton, em cima da linha, evitou o gol do time da casa. Aos poucos, o Flamengo se reencontrou na partida e equilibrou o jogo. Se não era um time brilhante taticamente, ao menos o Rubro-Negro mostrava mais disposição do que nas últimas rodadas. E, com isso, conseguia encaixar jogadas.
Aos 20 minutos, Canteros lançou Gabriel na ponta direita. Ele avançou e tocou para o meio da área. Marcelo Cirino, livre e de frente para o goleiro, bateu de tornozelo e facilitou a defesa de Agenor. O jogo continuava, no entanto, truncado no meio. Os times arriscavam de longe. Kempes tentou, mas César apenas acompanhou a batida por cima do gol. No último lance da primeira etapa, Cirino bateu forte de fora da área e Agenor espalmou.
Na segunda etapa, Adilson Batista promoveu duas substituições. Sacou Guti e Danrlei para as entradas de Niltinho e Marcelinho Paraíba, respectivamente. Mas foi o Flamengo quem voltou melhor. Mais organizado e menos afobado, o time carioca manteve a disposição para pressionar o Joinville. Com dois minutos, Sheik recebeu na área de Cirino, ajeitou a bola e bateu forte, mas Agenor defendeu no chão.
Aos seis minutos, mais um sinal de que o Flamengo se aproximava. Gabriel recebeu livre, entrou na área, olhou para Agenor e bateu fraco, para fácil defesa do goleiro. O Flamengo perdia chance incrível. Por sorte, não fez falta. No lance seguinte, aos nove minutos, Everton aproveitou rebote de jogada na área e cruzou na segunda trave. A bola sobrou para Gabriel na esquerda. Ele deu um corte no defensor e, de perna esquerda, cruzou para a área. No meio da zaga, Emerson Sheik completou para o gol. 1 a 0 e primeiro gol do atacante no retorno ao Flamengo.
Atrás no placar, o Joinville tentou girar a bola na frente da área do Flamengo para tentar o empate. Aos 15 minutos, Niltinho arriscou com perigo de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de César. O Flamengo se resguardava, tentava chamar o Joinville para seu gramado para puxar o contra-ataque. Com a situação difícil entre as duas equipes, o jogo ficou feio, com chutões e poucos lances plásticos. O Flamengo soube controlar as investidas do Joinville e respirar mais aliviado, agora longe da zona de rebaixamento. 
FICHA TÉCNICA 
JOINVILLE X FLAMENGO
Local: Arena Joinville, em Joinville (SC) 
Data: 1º de julho de 2015 
Horário: 22h 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS) 
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões amarelos: Guti e Anselmo e Douglas Silva (JOI) e Jonas e Canteros (FLA)
Gol: Emerson (FLA), aos nove minutos do segundo tempo.
JOINVILLE: Agenor; Dankler, Douglas Silva, Guti (Niltinho) e Diego (Fabrício); Mário Sérgio, Anselmo, Danrlei (Marcelinho Paraíba), Lucas Crispim e William Popp; Kempes 
Técnico: Adilson Batista
FLAMENGO: César; Ayrton, Wallace, Samir (Marcelo) e Jorge; Jonas (Márcio Araújo), Canteros, Gabriel e Everton; Marcelo Cirino (Paulinho) e Emerson 
Técnico: Cristóvão Borges